Saiba como ser bem sucedido nos negócios

Empreendedor digital orienta interessados em fazer negócios pela internet

Por O Dia

Rio - Empreender é algo que provavelmente já veio à sua cabeça. Quem não imaginou, num determinado momento, abrir o seu negócio e mudar de vida? Com a expansão da internet nos últimos anos, oportunidades online também passaram a fazer parte das opções para quem quer trabalhar por conta própria. Entretanto, há um inimigo comum, que costuma impedir algumas boas ideias de seguir adiante: a falta de disciplina.

Para contornar esse tipo de problema, o empreendedor Bruno Picinini dá dicas aos interessados em navegar no universo digital. Ele indica aos interessados em empreender na rede a procurar por livros, cursos e vídeos que tratem do mundo dos negócios virtual, nem todos gratuitos. “É preciso ter atenção. Nessa etapa, cheguei a perder um bom dinheiro”, adverte.

Cursos%2C livros e vídeos podem ajudar a entender os negócios onlineReprodução Internet

Idealizador dos sites ‘Empreendedor Digital’ e ‘Férias Sem Fim’, Bruno começou nesse ramo há seis anos. Na época, ele buscava maneiras de expandir seu trabalho como arquiteto pela internet. “Foi uma fase de pesquisa intensa e fui descobrindo maneiras de viabilizar um negócio online. Quando vi, já estava me dedicando mais a isso do que a arquitetura”, lembra.

O ponto de partida foi na área de vendas. O especialista começou vendendo produtos e recebendo comissão em troca. Mesmo com o negócio funcionando, o empreendedor prosseguiu pesquisando maneiras de melhorar os ganhos. “Já vendendo produtos dos outros e ganhando dinheiro, fui estudar mais marketing e empreendedorismo. Até que obtive o conhecimento para vender meus próprios produtos”, explica Bruno.

Nessa etapa, o especialista identificou uma demanda: nutrição para cães. Em seguida, contratou pessoas para escrever um livro sobre o assunto, comprou os direitos e colocou a obra à venda na rede. A estratágia deu certo. No último ano, Bruno declarou um faturamento de cerca de R$ 3,5 milhões. Todo esse montante foi produto dos seus treinamentos e consultorias prestadas para interessados em serem bem sucedidos em negócios online.

O SEGREDO PARA FATURAR

Segundo o empreendedor digital, é muito comum focar os esforços em tecnologia quando as pessoas desejam criar um negócio na internet. Bruno considera essa decisão um engano. “O que importa é a execução. Não adianta nada a pessoa ter uma Ferrari e não saber dirigir”, explica.

'O que importa é a execução dos negócios na internet. Não adianta a pessoa ter uma Ferrari e não saber dirigir'%2C diz Bruno PicininiDivulgação

Para ele, o segredo para ter sucesso comercial no ambiente virtual é buscar entender os mecanismos do marketing e empreendedorismo nesse meio. Ele diz que é comum surgirem boas ideias, mas que os candidatos não procuram estudar o público. “É preciso entender as pessoas. Como elas agem na internet. Porque elas compram e o que compram”, esclarece. O especialista alerta também que o empreendedor novato precisa compreender que terá desafios.

A experiência online de Bruno Picinini pode ser consultada no site feriassemfim.com e também pelo seu canal no YouTube. Basta digitar ‘Bruno Picinini’.

Últimas de Economia