Coluna do Aposentado: Cobap organiza romaria a Aparecida-SP

Evento é uma celebração ao Dia do Aposentado, que foi comemorado na última terça-feira

Por O Dia

Rio - Aposentados e pensionistas do INSS de vários estados participam hoje de missa em ação de graças ao Dia do Aposentado, comemorado na última terça-feira, dia 24. A já tradicional celebração, organizada pela Confederação Brasileira de Aposentados (Cobap), acontece às 8h, na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP). De acordo com os responsáveis pelo evento, são esperados mais de 15 mil idosos na missa. Somente do Rio, a federação da categoria (Faaperj) enviou dois ônibus com aposentados para a 28ª Romaria da Cobap. 

Cobap organiza romaria a Aparecida-SPDivulgação

De acordo com a presidente da entidade, Yedda Gaspar, durante a missa haverá leitura de uma carta aberta à população questionando o déficit da Previdência que o governo alega haver e que tem servido de argumento para a implementação da Reforma da Previdência. Yedda informou à coluna que a ideia é, logo depois da missa, promover uma passeata pelos arredores da basílica.

“Todos os anos nos organizamos para participar da missa. E esse ano, vamos sair em passeata pelas ruas próximas para chamar a atenção da população para a situação de penúria que muitos aposentados e pensionistas vivem e também em protesto contra a Reforma da Previdência”, afirma a presidente da federação.

Em meio às propostas de mudanças nas regras de liberação de benefícios, a Cobap encaminhou pedido a vários parlamentares para que sejam apresentadas emendas para que os pensionistas que acumulem benefícios não saiam prejudicados com a aprovação da PEC 287. A entidade vai cobrar que deputados façam propostas que permitam que aposentados possam manter a pensão por morte do cônjuge, como já ocorre hoje. Também reivindica que seja mantida a vinculação dos benefícios com o salário mínimo.

De acordo com a Cobap, os parlamentares agora correm contra o tempo para conseguir coletar assinaturas a fim de apresentar a proposta à Comissão Especial da Câmara, que vai dar início aos trabalhos de tramitação da PEC. O colegiado será instaurado por volta do dia 10 de fevereiro e há um prazo de dez dias para protocolar o novo texto.

“Sempre falei da união como melhor forma de combate às injustiças. Vejo que no momento crítico em que chegamos, só nos restou a união e, finalmente temos a oportunidade de mudar o cenário. São milhões de pessoas nas ruas gritando não à reforma da Previdência”, afirmou o presidente da Cobap, Warley Martins.

CONGRESSO 1

NA ITÁLIA EM 2018

Está confirmado para o ano que vem o 3º Congresso Mundial dos Aposentados. A sede do encontro também já foi definida e será a cidade italiana de Fiuggi, localizada a 90 quilômetros da capital Roma. Na última quarta-feira, o presidente da Cobap, Warley Martins, se reuniu com dirigentes sindicais italianos para começar a tratar da organização do evento.

CONGRESSO 2

TRÊS CONTINENTES

Vão participar do encontro lideranças de três continentes: América do Sul, Europa e África. A meta é ter participação efetiva de 50 países para troca de experiências, formatar sistema previdenciário universal, além de constituir entidade que represente e defenda os direitos dos aposentados de todo o mundo. O congresso anterior ocorreu no ano passado em Araxá-MG.

Últimas de Economia