Lojas de shoppings também apostam em promoções

Centros de consumo baixam preços de roupas, de utilidades domésticas e material escolar. Setor de entretenimento também entra no jogo

Por O Dia

Rio - Além dos supermercados, os lojistas de outros setores também adotam estratégias para reverter a queda nas vendas. O resultado do setor do comércio não é nada animador na cidade do Rio: no acumulado de janeiro a dezembro do ano passado, as vendas caíram 6,6% ante igual período de 2015, segundo o Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio). E para reverter o quadro, algumas lojas de shoppings baixaram os preços e partiram para a briga contra a crise econômica.

No Shopping Grande Rio, em São João de Meriti, por exemplo, os interessados em mudar a cara da casa encontram na Abra Mais, loja especializada em artigos e móveis para o lar produtos com até 70% de desconto.

No Shopping Grande Rio%2C em São João de Meriti%2C a Abra Mais tem produtos com até 70% de descontoDivulgação

Nas zonas Oeste e Norte, estão as maiores concentrações de centros de consumo envolvidos na “temporada de caça ao cliente”. Na loja Banco de Areia do West Shopping, em Campo Grande, peças femininas e masculinas estão com desconto que chegam a 50%. Na Sonho dos Pés há diversas ofertas como: rasteirinhas de couro — de R$ 89,90 por R$49,90; sandália de salto alto — de R$ 99,90 por R$49,90; e sapatilhas de diversos modelos — de R$49,90 por R$19,90.

No Américas Shopping, na Barra, a loja Zaab oferece até 40% de desconto nos produtos: um scarpin de verniz, por exemplo, passa de R$149 para R$90 e uma sandália flat, de R$189 sai por R$114.

No Bangu Shopping, a Camisaria Colombo tem jeans a partir de R$ 59,99. Para quem quer aproveitar o verão, as sapatilhas estão por R$ 79,90 na Mr. Cat e os biquínis da South&Co estão com 50% de desconto, a R$50. Neste shopping, as promoções não se restringem às lojas. O setor de entretenimento também tem descontos. Até porque ninguém é de ferro e precisa distrair a cabeça! No Theatro Bangu Shopping, os ingressos estão a partir de R$ 40 e estudantes e idosos pagam meia entrada.

A Kalunga abriu megaloja no Via Brasil Shopping, em Irajá, e oferece facilidades para pagar. Até o dia 15, os clientes podem parcelar compras de material escolar acima de R$ 150 — em até 12 vezes sem juros, no cartão de crédito. O shopping aposta em entretenimento gratuito para atrair clientes, como o evento Geek que rola ao longo desta semana.

Summer Kombi ganha as ruas recheada de ofertas

As promoções chegam em diferentes setores, até mesmo os que tiveram desempenho favorável, como no caso das farmácias. De acordo com a Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), a indústria do ramo driblou a crise econômica e cresceu aproximadamente 12,55% no ano passado, mesmo diante de um cenário desfavorável, com o número de desempregados batendo recorde.

E foi justamente a situação econômica dos clientes que fez a Drogaria Venâncio mudar sua estratégia não só na negociação com fornecedores, mas na abordagem ao consumidor.

Summer Kombi da Venâncio leva produtos de proteção solar e brindes vinculados à compra de produtosDivulgação

A rede informou, por meio de nota, que incluiu no planejamento anual diversas ações que aliam a vantagem financeira a uma experiência de compra diferenciada ao cliente. Como a campanha ‘Projeto Verão’, que está na 6ª edição, e utiliza canais inusitados de venda.

Um deles é a ‘Summer Kombi’, uma loja itinerante que roda praias e parques do Rio de Janeiro levando produtos de proteção solar e brindes como massagens e bolsas de praia vinculados à compra de produtos. Para atrair ainda mais clientes a drogaria ampliou a oferta de packs promocionais no estilo “leve 2 e pague 1” e também produto extra da mesma marca como brinde. Além de dar desconto de 50% em determinados produtos.

Outra ação que a drogaria promoveu foi atrelar a temperatura registrada no Rio de Janeiro a desconto no protetor solar. “Nosso objetivo é estar sempre perto do cliente, oferecendo o que ele precisa com o melhor atendimento e os melhores produtos para fidelizá-lo. As promoções são uma das formas de atingir o objetivo, tendo sido responsáveis por 20% do nosso faturamento em 2016 em não-medicamentos”, afirma Armando Ahmed, presidente da Drogaria Venâncio.

e-commerce dá desconto de até 50%

Quem está em busca de eletroeletrônicos, utensílios domésticos, roupas de cama, mesa e banho e até móveis, mas não tem muito tempo para ir às lojas pode aproveitar para fazer compras online e ainda ganhar um descontão. O site do Pontofrio, por exemplo, está com a campanha ‘Desfile de Ofertas’ até o dia 28 de fevereiro e dará frete grátis a todo o Brasil. São produtos com até 50% de desconto em diversos departamentos, como telefonia, informática, ar e ventilação, tecnologia, portáteis e móveis.

A campanha também contará com um cupom de 10% de abatimento para uma seleção de smartphones e eletrodomésticos, e banner exclusivo até o fim da liquidação para promoções de fantasias, adereços e artigos para Carnaval.

Entre as ofertas com preços especiais, que os clientes vão poder aproveitar, estão o smartphone Samsung Galaxy J7 Prime, por R$1.274,15, o ar-condicionado LG Split Inverter Libero, por R$ 1.699,90 e o Rack com painel Madetec Annecy, por R$ 249,90. E hoje o notebook Acer Aspire F5-573-59TV será vendido no e-commerce do Pontofrio por R$ 1.999 e o fogão Electrolux Celebrate cinco bocas por R$ 1.149.

A Casa&Vídeo, assim como os supermercados, aposta na negociação com fornecedores para reduzir os preços e dar um desconto maior aos clientes. Esse é o caso da fritadeira Air Fry Pro Life, de 2,5 l, da Philco. O preço original dela é R$599, mas na promoção sai por R$ 299 à vista. E mesmo de forma parcelada, o preço continua mais baixo que o normal. O produto sai por 10 prestações de R$ 32,54, o que dá R$ 325,40.

Últimas de Economia