Reclamar adianta: Consumidor pode digitalizar documentos

É recomendável guardar o recibo de quitação anual até a data da prescrição das dívidas

Por O Dia

Rio - O QUE E ATÉ QUANDO GUARDAR?

Os credores têm prazo para exigir o pagamento de contas. Passado esse período, a dívida prescreve e não pode mais ser cobrada. É recomendável guardar o recibo de quitação anual até a data da prescrição das dívidas. Guarde por 5 anos tributos municipais, estaduais e federais; água, luz, telefone e gás; assistência médica; mensalidade escolar; honorários de profissionais liberais (advogados, médicos, dentistas etc; cartão de crédito e condomínio. Guarde, por 3 anos, recibos de aluguel e, por 1 ano, os dos seguros e despesas em hotéis.

Outros prazos: financiamento de imóvel, até o registro da escritura; consórcio, até que a administradora oficialize a quitação e a transferência do bem para o nome do comprador; bens duráveis (eletrodomésticos, automóveis etc), até o vencimento da garantia.

COBRANÇA INDEVIDA

A Oi me enviou uma conta de um telefone fixo que foi cancelado em agosto de 2016. Não aguento mais ligar, anotar protocolos e ir à loja. Ainda continuam me cobrando por um serviço que não tenho mais!
Lilia Furtado, Centro – Itaboraí.

A Oi entrou em contato com a Sra. Lilia para tratar sua solicitação. Conforme verificado, localizamos um débito referente a uma taxa de mudança de endereço que não foi concretizado devido falta de cabeamento. Por esta razão, cancelamos este faturamento. 
Assessoria de Imprensa da Oi.

NÃO CONTRATEI!

A Nextel vem me fazendo cobranças de serviços que não contratei, informando que eu passei SMS solicitando o serviço. As contas de dezembro de 2016, janeiro e fevereiro de 2017 vieram com cobranças excedentes. Quero o cancelamento dos serviços que não contratei.
Sérgio Luis da Silva, Quintino – Rio de Janeiro.

A Nextel esclarece que o cliente foi contatado e de acordo com sua solicitação a cobrança será ressarcida e os devidos esclarecimentos foram prestados. 
Assessoria de Imprensa Nextel.

CORREIOS

Moro na Jesse Valadão, Comunidade do Rio Piraquê em Pedra de Guaratiba. Aqui, os correios entregam apenas as correspondências na Rua da Capelinha, que é a Rua da associação de moradores.
Victor José Campos, Pedra de Guaratiba – Rio de Janeiro.

Informamos que o endereço do cliente ainda não oferece as condições mínimas descritas pela Portaria 6206/15,definida pelo Ministério das Comunicações, para que os Correios possam realizar entregas porta a porta. Portanto, as correspondências do cliente são encaminhadas para a Associação de Moradores. 
Assessoria de Comunicação dos Correios.

COMPREI E NÃO RECEBI!

Comprei dois circuladores de ar no Walmart em 25/11/16 e até hoje os produtos não foram entregues. O prazo de entrega era em 05/01/17. Já entrei em contato com eles e me informaram que não tem os produtos e nem previsão prevista de entrega.
Herica Spalla, Penha Circular – Rio de Janeiro.

O Walmart.com informa que entrou em contato com a consumidora para prestar os devidos esclarecimentos sobre o caso, bem como a informou sobre prazo para recebimento dos produtos. 
Assessoria de Imprensa Walmart.

Últimas de Economia