Profissão Certa: Jogo dos 6 erros

Mostramos uma relação de atitudes que o estudante deve evitar ao começar a decidir qual o seu caminho profissional

Por O Dia

Rio - A coluna já deu várias dicas do que é preciso fazer para conseguir sucesso na escolha da carreira. Dessa vez, vamos fazer o contrário. A seguir, mostramos uma relação de atitudes que o estudante deve evitar ao começar a decidir qual o seu caminho profissional.

Estudante deve evitar ao começar a decidir qual o seu caminho profissionalReprodução

1 - Evite seguir uma profissão apenas para não decepcionar seus pais. Os pais costumam imaginar o que seus filhos farão quando adultos e isso inclui o trabalho. Mas lembre-se que eles já seguiram suas próprias trajetórias e agora é sua vez de assumir o controle de seu destino. Ouça sugestões e comentários que eles tiverem para você, mas não esqueça: a decisão final tem que ser sua.

2 - Evite escolher a carreira sem ouvir a opinião dos pais. Uma coisa é não deixar que eles decidam por você, outra, bem diferente, é fazer a escolha sem ouvir o que eles têm a dizer. Afinal, quem conhece você melhor que seus pais? Nem 8, nem 80.

3 - Não decida a profissão só pela remuneração. Um dos principais motivos que leva as pessoas ao trabalho é a quantia que vão receber em troco. Isso permite uma boa moradia, frequentar escolas legais. Mas esse não pode ser o principal motivo. A vocação deve estar em primeiro lugar.

4 - Não escolha pensando só no mercado de trabalho atual. A maioria dos estudantes leva em consideração só o panorama de curto prazo quando pensa em escolher uma profissão. O problema é que o mundo se transforma rapidamente e é preciso pensar que é possível que, ao sair da faculdade, a carreira escolhida tenha mudado completamente de perfil. A solução é manter-se informado sobre as tendências do mercado de trabalho e sobre a evolução da tecnologia.

5 - Não escolha um curso universitário sem conhecer a faculdade e o currículo. Muitas vezes, basta a primeira semana de aula para que os estudantes indecisos passem a ter mais dúvidas sobre a carreira escolhida. Isso porque o curso pode ser bem diferente do que imaginavam ou porque a relação de matérias não tem nada a ver com o que esperavam. Uma providência simples para evitar supresas desagradáveis é fazer uma visita à futura faculdade e conversar com os alunos.

6 - Não faça com que seu projeto de vida se adapte à sua profissão, mas o contrário. O ideal é que, antes de escolher a carreira, você faça um esforço para imaginar o padrão de vida que gostaria de ter daqui a alguns anos. A partir daí, pense como a carreira que você quer seguir pode ajudar a manter esse sonho. O trabalho deve estar a serviço da sua felicidade e pode ser uma alavanca importante para você alcançar metas. Infelizmente, muita gente coloca o trabalho à frente da felicidade.

Últimas de _legado_Empregos e Negócios