Por caio.belandi

Rio - Antes de chegar a escolher a profissão, o estudante tem que decidir qual área de conhecimento mais combina com ele. Há três grupos, nos quais as carreiras estão contidas: as Ciências Humanas, as Ciências Exatas, e as Ciências Biológicas.Há também quem inclua Ciências Sociais, mas como não há consenso quanto a esta área, vamos nos limitar àquelas três.

Os nomes de cada uma delas já ajuda na escolha. Quem gosta de escrever, ler, refletir sobre o mundo e o país, tem perfil para Humanas. Aqueles que fazem contas com facilidade e não ficam aterrorizados com a Matemática devem seguir a área de Exatas. Para aqueles que não têm medo de sangue ou que gostam da natureza, as Ciências Biológicas são o caminho.

Não se deve achar, no entanto, que esta divisão é muito rigorosa. Todas as profissões têm um pouco de cada área. Um médico, da área de Biológicas, precisa ter conhecimento das Ciências Sociais para lidar com seus pacientes. Um engenheiro precisa conhecer das Ciências Humanas para compreender o impacto social de uma nova tecnologia. Um pedagogo precisa ter noção de Exatas para conseguir interpretar números e resultados de seus alunos.

De qualquer forma, conhecer cada uma dessas áreas é importante, já que esta é a primeira escolha que o candidato faz ao se inscrever para fazer as provas do Enem.

Estudantes têm três áreas para escolher a carreiraDivulgação

CIÊNCIAS EXATAS

São aquelas que usam a Matemática, a Química e a Física como peças fundamentais dos seus estudos. Entre as ciências que também são consideradas exatas temos: Astronomia, Estatística, Ciência da Computação e Arquitetura. A principal característica das carreiras e dos profissionais dessa área é o raciocínio lógico. Neste grupo de carreiras, a profissão mais bem remunerada é a Engenharia, com suas diversas ramificações. Apesar de atravessar um desaquecimento este ano, os engenheiros ainda estão em alta.

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Nesse ramo, a vida é estudada a partir de sua escala atômica, na biologia molecular, até a taxonomia que classifica todas as espécies. O campo de atuação das carreiras relacionadas à Biologia também é amplo e vai desde profissões ligadas ao cuidado com o ambiente até Medicina, passando pela disputadíssima Educação Física. Nessa área, as carreiras com melhor salário inicial são ligadas à Saúde. Em Medicina, a remuneração de recém-formado é de R$ 6.617.

CIÊNCIAS HUMANAS

As Ciências Humanas têm um caráter múltiplo: englobam características teóricas em ramos tão diferentes como Linguística, Gramática e Filosofia, apresentam características práticas através do Jornalismo, Comunicação Social e Direito. Envolvem também características subjetivas, como acontece no campo da Arte. Dentre as três áreas de atuação, é a de menor remuneração inicial. O Direito é a profissão com melhor ganho para o profissional que inicia a carreira.

Você pode gostar