Oportunidades voltadas para a terceira idade

Programas em redes varejistas, universidade exclusiva para pessoas com mais de 60 anos e até um curso de Papai Noel fazem parte das opções

Por O Dia

Rio - Em meio à crise econômica do país, há iniciativas na contramão da lógica do mercado de trabalho, onde a tendência é a procura pela mão de obra de pessoas mais jovens e mais barata. Levantamento feito pelo IBGE aponta que há mais de 8 milhões de pessoas com idades acima dos 65 anos ainda ativas no mercado de trabalho.

Geraldo e Romeudo Prezunic%3A aposta na contratação de idososDivulgação

A Cencosud Brasil, quarta maior varejista do país que inclui as redes Prezunic, Bretas, GBarbosa, Mercantil Rodrigues e Perini, deu início a um programa chamado 'Talentos Experientes', para a contratação de profissionais acima dos 50. A expectativa do grupo é contratar mais de 700 pessoas até 2018.

Há 10 anos no Prezunic de Botafogo, Romeu da Conceição chegou aos 70 e é um dos caixas mais concorridos da loja de Botafogo. "Os clientes dizem que estou entre os mais rápidos", sorri. Ele é colega de Geraldo Serenário, de 78, contratado há um ano para trabalhar como responsável pela limpeza do estoque. Geraldo teve dificuldades para voltar ao mercado de trabalho, depois de ficar mais de um ano aposentado. "Pedia para abrirem o jogo. Acabavam reconhecendo que não havia como contratar idosos. Ficar em casa o dia inteiro me deixava deprimido. O trabalho faz eu me sentir vivo e útil".

A faixa etária, aliás, é apontada como um dos fatores positivos por Franquilin Santos, gerente da loja. "Ele não deixa passar nada e contribui com sugestões para melhorar nosso serviço. Esse tipo de perfil é frequente entre nossos colaboradores de mais idade", diz.

Profissão: Papai Noel

Na terça-feira, começam as aulas na Escola de Papai Noel do Brasil, que recruta idosos com mais de 50 anos, com cabelos e barba branca ou grisalha. Depois do curso, os alunos são indicados para trabalhar em shoppings, lojas, clubes, residências, hospitais, escolas, empresas e comerciais de TV em novembro e dezembro.

No começo de setembro, a Universidade da Terceira Idade surgiu em uma parceria entre a Central Nacional dos Aposentados e Pensionistas do Brasil (Centrape) e a Univeritas. O projeto de capacitação para pessoas acima dos 60 anos conta com laboratório profissional, treinamento funcional e cursos, dados em aulas gratuitas na Rocinha e no Flamengo. A ideia é criar chance para que os idosos busquem renda extra.

O incentivo à contratação de profissionais acima dos 55 anos virou política administrativa do Grupo Pão de Açúcar (GPA), formado pelas redes Extra, Pão de Açúcar, Ponto Frio e Açaí, que tem um programa voltado para idosos. Hoje, há mais de 3 mil funcionários idosos no grupo em todo o país. 

Últimas de _legado_Empregos e Negócios