Enem: O Dia e ProEnem terão gabarito não oficial e provas comentadas

Após a realização do primeiro exame no domingo, professores do ProEnem farão gabarito não oficial e comentários em vídeo

Por O Dia

Rio - Na noite deste domingo, após a realização da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, professores do curso Pro Enem vão comentar em vídeo transmitido no Youtube, em parceria com o jornal O DIA, as questões mais polêmicas da prova, além de trazer um gabarito não oficial. 

As provas agora serão realizadas em dois domingos consecutivosDivulgação

Os candidatos devem ficar atentos ao material que precisam levar no dia da prova e ao que não é permitido durante a aplicação do exame, pois a quebra das regras pode causar eliminação. 

Não é permitido qualquer consulta ou receber e repassar informações sobre o conteúdo das provas. O candidato que começar o exame antes das 13h30 ou sair da sala sem acompanhamento de um fiscal depois das 13h será eliminado.

O Enem acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro. 

Documentação obrigatória

No dia da prova, é obrigatório apresentar um documento oficial de identificação com foto.

O documento pode ser a carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira de reservista ou passaporte. A carteira de estudante não será aceita como documento oficial. Também não serão aceitas cópias, nem mesmo as autenticadas.

Se o candidato perdeu ou teve o documento roubado, deverá apresentar um boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro domingo de aplicação do Enem – dia 5 de novembro.

Canetas

Para fazer as provas, a redação e preencher o cartão de respostas o candidato terá de usar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Outra cor de tinta impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas. Canetas fabricadas com materiais não transparente não serão permitidas.

Cartão de comprovação de inscrição

O cartão de comprovação de inscrição, que deve ser impresso na página do Enem, não é obrigatório, mas é recomendável levar para ter acesso mais fácil a dados como o local e a sala da prova. Quem precisar comprovar sua presença na prova, para apresentar no trabalho, por exemplo, deve levar a declaração de comparecimento impressa e colher a assinatura do coordenador no dia da prova. O formulário está disponível na Página do Participante.

Lanches

Lanches são permitidos, mas os alimentos industrializados, como biscoitos, salgadinhos e iogurte precisam estar com as embalagens lacradas. Todos serão vistoriados antes do ingresso na sala.

Itens proibidos

Não é autorizado o uso de celular ou de qualquer aparelho eletrônico durante as provas. Os aparelhos terão de ser colocados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da cadeira até o final das provas.

O candidato também não poderá usar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares e portar armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte. Se estiver com um desses objetos, eles deverão ser colocados no porta-objetos. A quebra da regra pode causar eliminação. 

Atenção

Neste ano, pela primeira vez será usada a prova personalizada, com os cadernos de questões e o caderno de respostas identificados com nome e número de inscrição do participante. Ao receber a prova, o candidato deverá verificar se o caderno de questões e o cartão de respostas têm a mesma quantidade de itens, se o nome está correto e se não há defeito gráfico.

O aluno poderá deixar o local duas horas depois do início da prova. Só é possível sair com o caderno de questões nos últimos 30 minutos antes do fim das provas.

Últimas de _legado_Educação