Dicas e calendário eleitoral

Confira o que fica proibido de sexta a domingo

Por O Dia

Rio - Confira horários e o que os candidatos e eleitores podem ou não podem fazer nesta sexta-feira e no sábado.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), esta sexta é o último dia para propaganda eleitoral paga na imprensa escrita. No sábado, encerra-se também a propaganda por alto-falantes e amplificadores, entre 8h e 22h.

Além disso, também no sábado, só será permitida a entrega de material gráfico - panfletos, santinhos etc - até 22h. No mesmo dia, ainda serão permitidas caminhadas, carreatas ou carros de som circulando pela cidade, também até 22h.

Domingo

Às 8h de domingo tem início a votação, com encerramento às 17h. A partir das 17h, com o término do pleito, começa a apuração dos votos e emissão dos boletins das urnas. Os documentos aceitos na hora da votação são: carteira de identidade ou identidade funcional, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação. As exceções serão somente em Armação de Búzios e Niterói, onde os eleitores são identificados por biometria, o que não descarta a necessidade da apresentação de documento oficial com foto. É possível votar sem o título. Neste caso, são válidos apenas os outros documentos apresentados acima.

Para justificar a ausência, é preciso que o eleitor que esteja fora de seu local de votação, preencha um formulário disponível nas páginas do próprio TRE ou do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e entregue o documento em qualquer lugar em que esteja havendo votação. Caso não possa entregar em uma das seções, o eleitor tem dois meses a partir de domingo para ir a qualquer cartório e entregar a justificativa. Passados os 60 dias, o documento justificando a ausência ainda pode ser entregue nos cartórios, mas o eleitor terá que pagar uma multa.

Não comparar e não justificar pode trazer dores de cabeça para o eleitor. A pessoa fica impossibilitada de se inscrever em concurso público ou assumir o cargo, caso passe no exame. Outros serviços associados ao serviço público também ficam indisponíveis. Estar ausente no primeiro dia de votação, neste domingo, não significa que o eleitor possa se ausentar das eleições de segundo turno. São processos distintos.

Sobre as manifestações políticas no dia da eleição, são permitidos ao eleitor usar adesivos, bandeiras e broches. A aglomeração de pessoas e veículos com material de propaganda, usar alto-falantes, comícios, carreatas transporte de eleitores e boca-de-urna são proibidos.

Segundo turno

Já na segunda-feira, dependendo dos resultados, as propagandas eleitorais podem ser retomadas somente às 17h, ou seja, 24 horas depois do término da votação. Também serão permitidas carreatas e distribuição de material de propaganda após esse horário.

Cola Eleitoral

Aproveite e conte com o DIA para guardar os números dos candidatos . Basta clicar, escolher em quem votar e, em seguida, imprimir a sua "cola".

https://odia.ig.com.br/eleicoes2014/2014-10-02/cola-eleitoral.html

Não sabe onde vai votar?

O DIA te ajuda a descobrir. Confira no link abaixo o local de votação. Um serviço do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa onde é a sua seção. Confira abaixo:

https://odia.ig.com.br/eleicoes2014/2014-10-02/consulte-o-local-de-votacao.html

Últimas de _legado_Eleições 2014