Por bferreira

Rio - Já não é novidade dizer que as redes sociais viraram uma espécie de ringue nestas eleições: em um córner, os partidários da presidenta reeleita Dilma Rousseff (PT), do outro os defensores de Aécio Neves (PSDB). O pleito terminou, a disputa segue acesa, mas é hora dos amigos esquecerem as trocas de farpas e fazerem as pazes. Pensando nisso, o tumblr ‘Coxinha S2 Petralha’ reúne bem-humoradas mensagens de reconciliação para petralhas (petistas) e coxinhas (tucanos).

Um eleitor de Aécio diz para o de Dilma: “nenhum cubano substitui você na minha vida. Vamos fazer as pazes?” O petista tripudia, mas procura reatar: “que bom que a direita não voltou, mas você bem que pode voltar”, diz a imagem. As imagens também lembram os escândalos de corrupção nos governos petistas, como o mensalão e o desvio de verbas públicas na Petrobras, e brincadeiras com problemas “tucanos” como a atual falta d’água em São Paulo, administrado pelo PSDB, e as privatizações.

O portal foi criado após conversas entre os publicitários João Resende, 28, e Luiz Carlos Faria, 25 no Facebook. “As pessoas debateram política de forma muito exaltada”, opina Faria. “Eu não cheguei a brigar com ninguém, mas tenho certeza de que fui bloqueado”, conta João.

A página foi lançada menos de 24 horas depois do país saber que Dilma comandará o país pelos próximos quatro anos. No ícone da página, uma cena emblemática em termos de divisões radicais entre PT e PSDB: um abraço entre os ex-presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso. Ontem à tarde, eles disseram que o portal já havia atingido pelo menos 170 mil visualizações em menos de um dia. “Nossa democracia é jovem, só agora começamos a debater política”, constata Faria. Segundo ele e o sócio, o ‘Tumblr’ tem vida útil e deve acabar ainda neste semana. “A internet é assim mesmo”. E eles? São tucanos ou petralhas? “A gente prefere ficar só observando”, desconversa Faria.

Reportagem de Leandro Resende

Você pode gostar