Arsenal garante vaga na Liga dos Campeões

Vitória sobre o Newcastle garantiu vaga

Por O Dia

Inglaterra - O Arsenal suou muito e sofreu, mas venceu o Newcastle por 1 a 0 no estádio St. James Park e se classificou para a próxima edição da Liga dos Campeões com o quarto lugar do Campeonato Inglês, encerrado neste domingo, deixando o Tottenham com a quinta posição e um posto na Liga Europa.

Arsenal garantiu vaga na ChampionsEfe

Com o título já conquistado há algum tempo pelo Manchester United e os três rebaixados - Wigan, Reading e Queens Park Rangers - já definidos, a grande atração da última rodada do Inglês era a disputa pela classificação para a 'Champions'. O Chelsea se colocou diretamente na fase de grupos do torneio continental junto a United e Manchester City ao terminar a 'Premier League' em terceiro lugar, com o Arsenal em quarto. Neste domingo, os 'Blues' derrotaram o Everton por 2 a 1 no estádio Stamford Bridge. O time da casa saiu em vantagem logo aos sete minutos do primeiro tempo, com gol de Mata.

Naismith empatou pouco depois, aos 14, mas Torres garantiu o triunfo aos 31 da etapa final. A vitória levou o time dos brasileiros David Luiz, Ramires e Oscar a 75 pontos, dois a mais que o Arsenal. O Everton, por sua vez, encerrou o campeonato em sexto lugar, sem ir a competições europeias, mas pela segunda temporada seguida à frente do rival Os 'Gunners' bateram o Newcastle, 16º colocado, graças a Koscielny, que balançou a rede aos sete minutos da etapa final.

Com esse gol, a equipe dirigida por Arsene Wenger chegou a 73 pontos, apenas um a mais que o Tottenham. Os 'Spurs' bateram o Sunderland também por 1 a 0, com lindo chute de fora da área de Bale. Assim como na temporada, o Tottenham ficou a uma posição de voltar à Liga dos Campeões.

Em 2012, o time até conseguiu a quarta colocação, mas perdeu a vaga para o Chelsea, classificado como detentor do título. Na despedida oficial de sir Alex Ferguson, que foi também a de número 1500 dele à frente do Manchester United, o campeão protagonizou um placar atípico na visita ao West Bromwich, um empate em 5 a 5. A vitória escapou nos dez minutos finais, quando os donos da casa, que perdiam por 5 a 2, marcaram três gols.

Robin van Persie deixou sua marca no estádio The Hawthorns e confirmou a condição de artilheiro do Inglês, com 26 gols, três a mais que o vice-líder, Luis Suárez, do Liverpool. O holandês já tinha sido o principal goleador do torneio no campeonato passado, ainda defendendo o Arsenal. Vice-campeão, o Manchester City perdeu para o Norwich por 3 a 2 em pleno estádio Etihad, enquanto o Livepool, sétimo colocado, fechou a competição batendo o lanterna Queens Park Rangers por 1 a 0, com gol de Philippe Coutinho.