Surf: Mineirinho é o novo líder do ranking mundial

Brasileiro assume a ponta da tabela de pontos após ser vice-campeão na etapa do Rio

Por O Dia

Rio - Adriano de Souza, o Mineirinho, é o mais novo líder do ranking mundial da Associação dos Surfistas Profissionais (ASP) após a conquista do vice-campeonato na terceira etapa da temporada, neste domingo, no Rio. Esta é a segunda vez que o brasileiro atinge a primeira posição, a outra havia sido há exatos dois anos, quando vencera justamente a prova brasileira, que é realizada anualmente na Praia do Postinho, na Barra da Tijuca.

O surfista do Guarujá recebeu 8 mil pontos e um prêmio de 40 mil dólares por sua performance na etapa carioca, alcançando a marca de 18.500 pontos, superando o sul-africano Jordy Smith, campeão ontem no Rio, em 250 pontos.

Mineirinho é o novo líder do ranking mundialEfe

Para atingir esta pontuação, Adriano teve de passar por baterias dificílimas, eliminando o multicampeão Kelly Slater nas quartas-de-final e derrotando o compatriota Gabriel Medina na semifinal, bateria mais emocionante do dia, que foi decidida nos últimos instantes por apenas 0.14 à favor de Mineirinho. Na decisão, o brasileiro viu Smith levar a melhor por 1.46 após 35 minutos emocionantes.

“Estou muito feliz em representar o Brasil mais uma vez no pódio. Dei 100% de toda minha energia e meu sangue, fiz o meu melhor dentro da água. Quero parabenizar o Jordy, que foi muito bem durante todo o evento e acabou melhor que eu nesses 35 minutos da final. Estamos de cabeça erguida, pois não só eu, como o Gabriel[MEDINA], o Filipe[TOLEDO], o Miguel [PUPO]e o Alejo, estamos colocando o Brasil dentro do mar”, comenta Mineirinho.

Entre os outros brasileiros que competem regularmente no WCT, Medina foi terceiro, com Toledo em quinto, Pupo em 13º e Alejo em 25º.

Com este resultado, Medina pulou para décimo no ranking mundial, com Toledo em sétimo, configurando assim três brasileiros no "top 10" ao lado do líder, Adriano de Souza. O próximo desafio do Mundial de Surf WCT acontece entre os dias 2 e 14 de junho, em Fiji.

Últimas de Esporte