Um mês após Confederações, Felipão usa amistosos para tapar 'últimos buracos'

Técnico chama nesta terça-feira 18 ou 19 jogadores para enfrentar a Suíça em 14 de agosto e começar a definir vagas ainda abertas na seleção visando a Copa de 2014

Por O Dia

Rio - No dia em que comemora um mês da conquista da Copa das Confederações, após uma atuação exemplar diante da campeã mundial Espanha no Maracanã, a seleção brasileira começa de fato nesta terça-feira, a pouco mais de dez meses para a Copa do Mundo de 2014 , a reta final de preparação para o torneio. O técnico Luiz Felipe Scolari convoca os jogadores que participarão do amistoso com a Suíça, dia 14 de agosto, na Basiléia. O anúncio ocorre por volta das 12h30, por meio do site da Confederação Brasileira de Futebol.

Felipão chamará 18 ou 19 jogadores para esse compromisso. Os que atuam na Europa e fizeram parte do grupo campeão da Copa das Confederações podem ser poupados, até por estarem em pré-temporada com seus clubes. Cada caso seria analisado pela comissão técnica brasileira. É uma das chances que o treinador tem para testar opções e, assim, sanar brechas em algumas posições.

Felipão convocará equipe nesta terçaAndré Luiz Mello / Agência O Dia

É o caso da lateral direita. Para a Copa das Confederações, Scolari optou pelo volante Jean para ser o reserva imediato do titular Daniel Alves. Os duelos preparatórios para a Copa de 2014 devem abrir espaço para jogadores desta posição. Maicon, titular na Copa do Mundo de 2010 e que recentemente trocou o Manchester City pela Roma, também deve observado por Felipão, até porque ficou muito tempo parado por conta de lesão. Rafael, do Manchester United, que disputou os Jogos Olímpicos de Londres-2012, também aparece como possibilidade.

Scolari também havia revelado o desejo de observar jogadores que atuam na Rússia e Ucrânia. Além de Mario Fernandes, quem se encaixa nesse grupo é o meia-atacante Willian, ex-Corinthians e um dos principais jogadores do Anzhi (que desembolsou cerca de R$ 95 milhões para contratá-lo), sempre cobiçado por grandes clubes da Europa em períodos de transferência. Testar outras peças que possam substituir Oscar na armação também faz parte dos planos de Felipão. Jadson atuou apenas nos minutos finais da decisão contra a Espanha e, com a má fase do São Paulo, pode perder espaço.

Quem também está de olho nos amistosos é Leandro Damião. Convocado para a Copa das Confederações, o atacante do Internacional sofreu um problema muscular na coxa direita e acabou cortado, dando lugar a Jô, do Atlético-MG, que fez dois gols na competição. Fred tem, em princípio, a titularidade assegurada ao lado de Neymar no ataque.

Além da Suíça, o Brasil tem agendado para este ano um amistoso contra Portugal, dia 10 de setembro, em Boston. Antes, existe a possibilidade de enfrentar a Austrália três dias antes, em comemoração ao Dia da Independência brasileira. Outros compromissos podem ser firmados na primeira quinzena de outubro, data Fifa para a realização de eliminatórias continentais para a Copa de 2014.

Reportagem: Thiago Rocha

Últimas de Esporte