Por pedro.logato

Coreia do Norte - O ex-jogador da NBA Dennis Rodman vai treinar uma equipe norte-coreana de basquete. Os seus comandados vão fazer exposições contra uma equipe dos EUA, no país isolado, em janeiro, Rodman confirmou o acerto nesta segunda-feira depois de sua segunda visita a Coreia do Norte este ano.

Rodman vai comandar equipe norte-coreanaReuters

Na entrevista coletiva, Rodman ainda afirmou que o líder norte-coreano Kim Jong-un "quer mudar", e disse que iria realizar uma entrevista na televisão pela primeira vez com Kim.

Rodman se encontrou com Kim na Coreia do Norte durante sua viagem de cinco dias, que terminou neste sábado. O americano já havia feito uma visita de quatro dias em fevereiro, logo após a Coreia do Norte realizar o seu terceiro teste nuclear, desafiando as resoluções da ONU.

Rodman disse que estava voltando para a Coreia do Norte por uma semana em dezembro para montar uma equipe norte-coreana e treiná-la para dois jogos contra uma equipe americana em 8 de janeiro, aniversário de Kim, e 10 de janeiro. Ele não disse quais as equipes.

Sucedendo seu pai e seu avô como líder do país asiático, Kim já havia ordenado dois lançamentos de foguetes de longo alcance e um teste nuclear, em fevereiro, o que atraiu a condenação de todo o mundo.

Naquela período, a Coreia do Norte disse que o teste teve "maior força explosiva" do que aqueles que realizada em 2006 e 2009.

O objetivo dos jogos era "abrir as portas", segundo Rodman, que foi um grande reboteiro e jogador defensivo, levando campeonatos da NBA com o Detroit Pistons e Chicago Bulls, além de ser conhecido por seus penteados extravagantes, e por um relacionamento com Madonna.

"Este país não é ruim, porque o marechal (Kim), agora, quer mudar", afirmou Rodman, de 52 anos, acrescentando mais elogios a Kim. "Se você encontrar o marechal lá, ele é um cara muito bom."

De acordo com Rodman, Kim lhe disse: "Eu quero que você vá para a América e diga: 'Adivinha o quê?' Queremos que as pessoas venham aqui porque não somos um país ruim. ".

Você pode gostar