Rússia empata com Azerbaijão, manda Portugal para repescagem e vai à Copa

Com resultado, russos garantiram o primeiro lugar do grupo F e acesso direto ao Mundial de 2014

Por O Dia

Azerbaijão - A seleção russa garantiu vaga na Copa do Mundo de 2014, mesmo com o empate com o Azerbaijão, em 1 a 1, nesta terça-feira, em Baku, em jogo válido pela última rodada do grupo F das Eliminatórias europeias, que ainda definiu a ida da seleção portuguesa para a repescagem. Roman Shirokov marcou para a seleção comandada pelo italiano Fabio Capello.

Nos minutos finais, Vagif Javadov igualou o placar. Como só precisava de um empate para carimbar passaporte para o Brasil, os russos garantiram o primeiro lugar do grupo F com 22 pontos. Portugal, que já tinha, ao menos a segunda colocação garantida, bateu Luxemburgo por 3 a 0, e com isso chegou aos 21 pontos.

Já considerando os descartes de pontos contra o lanterna da chave - que foi o próprio rival de hoje -, a seleção treinada por Paulo Bento se garantiu na repescagem, que será disputada em novembro. Ainda pela chave, hoje Israel empatou com a Irlanda do Norte por 1 a 1. Os gols da partida foram marcados por Eden Ben Basat para os donos da casa e Steven Davis para os visitantes.

Jogadores russos comemoram com a torcida a classificação para a Copa do MundoReuters

A vaga russa, no entanto, veio com dificuldade em Baku. Ainda nos primeiros minutos, os visitantes tomaram um susto, quando Dadasov apareceu sozinho na área e teve boa chance de completar cruzamento. O atacante azeri, no entanto, acabou finalizando por cima do gol. O jogador do Kaiserslautern, de 21 anos, teve nova oportunidade aos 11 minutos, mas novamente foi mal e chutou para fora.

Como quem não faz leva, a seleção do Azerbaijão acabou punida aos 15 minutos do primeiro tempo, quando Samedov deu passe na medida para Shirokov. O capitão russo só precisou tocar com precisão na saída do goleiro Agayev para abrir o placar. Depois disso, os visitantes tomaram conta do jogo, apesar das poucas chances criadas.

Na melhor, aos 36 minutos, o lateral direito Kozlov cruzou, mas a bola acabou passando por todos dentro da área e quase surpreendeu o goleiro azeri, que fez boa defesa. No segundo tempo, a Rússia manteve ritmo forte para espantar qualquer zebra.

Russos comemoram o gol marcado na partidaReuters

Aos 10 minutos, após bobeada da zaga azeri, Kerzhakov roubou a bola e bateu colocado, obrigando Agayev, a fazer ótima defesa. Pouco depois, aos 19, Shirokov teve chance de marcar novamente, mas finalizou para fora. Se já tinha pouco ímpeto, a situação dos donos da casa ficou ainda pior aos 28 minutos do segundo tempo, quando Medvedev foi expulso de maneira direta após falta dura em Kerzhakov.

A superioridade númerica não animou muito a seleção russa, que preferiu apenas administrar a vantagem no campo. A estratégia acabou não dando certo na busca da vitória, já que após cruzamento de Shukurov, Javadov cabeceou e igualou o placar em 1 a 1.

Últimas de Esporte