Por rafael.arantes

EUA - O Bayern de Munique foi a melhor equipe do mundo no ano de 2013, segundo a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), cuja classificação situa o Real Madrid na segunda posição, e o Barcelona apenas na quinta colocação. Entre os dez primeiros colocados, apenas um clube brasileiro aparece. É o caso do Atlético Mineiro, campeão da Libertadores, que é o 8º colocado

Bayern aparece como o melhor clube do mundoEfe

Entre os cinco primeiros, ainda aparecem Chelsea (3º) e Atlético de Madrid (4º) . O Bayern acumula, em função dos títulos, um total de 370 pontos, enquanto o Real Madrid somou 290, o Chelsea 273, o Atlético 251 e o Barcelona 247. Esta é a primeira vez na história que esta classificação é liderada por um clube alemão, neste caso o Bayern de Munique, que conseguiu a segunda melhor pontuação da história desta, superado pela Juventus, que somou 372,7 pontos em 1993.

Segundo a IFFHS, o Real Madrid, embora não tenha ganhado nenhuma competição, chegou à semifinal da Liga dos Campeões e à final da Copa do Rei e foi segundo no Campeonato Espanhol. Entre os clubes brasileiros, além do Atlético-MG aparecem na lista Grêmio (31º), Corinthians (42º), São Paulo (50º) e Fluminense (69º).

Você pode gostar