Por rafael.arantes
100% carioca%2C Futevôlei mira profissionalização e OlimpíadaArte%3A O Dia Online

Rio - O futevôlei é mesmo a cara do Rio. A mistura de futebol e vôlei faz da modalidade o verdadeiro xodó dos cariocas. A série "A Praia do Rio" desta semana mostra os caminhos e objetivos da modalidade nascida em Copacabana. A conversa, desta vez, foi com Marcelo Marques. O técnico do Flamengo fez questão de exaltar a relação da categoria com a Cidade Maravilhosa e reforçou também a importância da prática do esporte em prol da saúde dos atletas.

"O futevôlei é um esporte 100% carioca, inventado na Praia de Copacabana. É uma categoria que tem um grande apelo nacional em razão dessa mistura do vôlei com o futebol, que é a maior paixão dos brasileiros. É uma modalidade muito completa, que exercita muito a parte técnica, assim como a aeróbica. O curioso é ver a tendência do pessoal fugir da academia e vir para a praia e usar o futevôlei como sua nova academia de saúde", comentou.

A paixão pelo esporte fez com que Marcelo transformasse o hobby em profissão. O treinador pratica futevôlei há 17 anos e, em 2014, é o responsável pela equipe rubro-negra após comandar o rival Vasco na última temporada. O sonho maior vai além do trabalho no clube da Gávea: Marcelo deseja ver o futevôlei como um esporte mais reconhecido.

>>> LEIA MAIS: Beach Soccer domina as areias em busca do sonho olímpico
>>> LEIA MAIS: Futebol Americano de Praia abrasileira paixão norte-americana

Marcelo Marques se dedica ao futevôleiarquivo pessoal

"Como profissional da área, admito que o maior objetivo é a profissionalização do esporte e, consequentemente, transformá-lo em olímpico. Traçamos planos: ter um calendário fiel e conquistar um apoio maior são alguns deles. Unindo esses passos, temos certeza de que podemos crescer, ainda mais se tratando do Rio", disse Marcelo, que ressaltou o crescimento da modalidade nos últimos anos:

"Estamos evoluindo. Agora já temos algumas empresas apostando mais no esporte, principalmente instituições cariocas. Passamos a ter um retorno bacana até quando o assunto é transmissão dos nossos torneios. A visibilidade vem crescendo e estamos conseguindo levantar ainda mais a nossa bandeira."

>>> LEIA MAIS: Inusitado, Stand Up ganha espaço nas águas do Rio
>>> LEIA MAIS: Handebol de Praia supera dificuldades para crescer
>>> LEIA MAIS: Majestades cruzam fronteiras nas Maratonas Aquáticas

Formado em Educação Física, Marcelo divide seu dia a dia de trabalho no Flamengo com as atividades em seu "centro de treinamento", na Praia da Barra. O técnico também é responsável pela Equipe Bom Treino, que realiza atividades funcionais. Mesmo intensa, a rotina é bastante agradável.

"Minha relação com o esporte é muito antiga. Comecei jogando futevôlei, depois me formei em Educação Física e acabei montando um centro de treinamento. Ano passado treinei o Vasco e para esta temporada fechei com o Flamengo. Tenho uma rotina dividida. No futevôlei os treinos são três vezes na semana, enquanto na equipe temos atividades diárias, é como se fosse uma academia ao ar livre", contou.

Marcelo é o treinador da equipe de futevôlei do Flamengoarquivo pessoal

Os estilos de jogo do futevôlei

A evolução e a busca por mais espaço fizeram com que o futevôlei passasse a ter modalidades distintas. O modo de jogo original, em dupla e com set único de 18 pontos, ainda é a base. No entanto, mais dois estilos foram criados visando a um maior "espelho para venda". Hoje o modelo 4x4 é o adotado para as competições internacionais. Quatro jogadores por equipe atuam em três sets de 25 pontos e buscam o título de Copas do Mundo e outros torneios importantes. Já o modelo da Liga de Futevôlei é diferenciado. O jogo é formado por dois trios: cada um com a presença de um jogador de futebol. Este é obrigado a disputar pelo menos nove dos 18 pontos de cada set. Este estilo vem sendo bastante utilizado nas competições nacionais e é exaltado pelo técnico do Fla.

"Este é um modelo que vem sendo bastante adotado e que consegue misturar bem a paixão pelo futebol e o carisma do vôlei. É a base do nosso esporte", completou.

Futevôlei convive com três diferentes estilos de jogoArte%3A O Dia Online


Você pode gostar