Iscas e anzóis: Tubarão banguela

Coluna conta nova história sobre o mar

Por O Dia

Tubarão teria ficado banguela em foto de jornal britânicoReprodução Internet

Rio - Depois do náufrago salvadorenho, 13 meses no mar se alimentado de sangue de animais e xixi, a coluna conta outra ‘história de pescador’. O fotógrafo David Jenkins jura ter registrado o momento exato em que um grande tubarão-branco fica banguela ao abocanhar uma foca em alto-mar. Ele navegava na Cidade do Cabo, África do Sul, quando flagrou o ataque. “É uma imagem única. Só vi o objeto pontiagudo no ar ao aproximar a imagem na câmera” , disse o fotógrafo ao jornal britânico ‘Daily Mail’. Tá bom!

E dai, se ninguém te respeita?

O defeso de verão de mais de três meses da sardinha verdadeira (sardinella brasiliensis), peixe mais consumido pelos brasileiros, termina amanhã, dia 15. Os pescadores amadores que a usam como isca fresca preferida também dão graças a Deus. É que, no Rio, sem fiscalização permanente nos pontos de desembarque e mares, o defeso parece não sair do papel. Só serve mesmo para aumentar o preço do peixe no mercado negro.

E quem quer reclamar que vá ao bispo. Pescador esportivo e nosso consultor, Carlos Augusto Carvalho, o Carlinhos Piraúna, fez vários flagrantes, em Botafogo e Urca, de barcos pesqueiros chacinando as sardinhas em pleno defeso. Acionou a fiscalização por telefone em todas as vezes, mas foi sempre em vão.

Agora, com a liberação, espera-se que a situação não piore, aumentando ainda mais a farra do arrastão de traineiras a cem metros das praias, o que é proibido o ano inteiro. Nós continuaremos aqui de olho, na esperança de que um dia a pesca em todos os setores seja levada a sério.

CONDIÇÕES DO TEMPO

Entrada de ventos de sudoeste traz esperança de chuvas no fim de semana para amenizar o calorão no Rio. As águas continuam geladas, a 13 graus, o que não é bom para a pesca. De Lua Cheia, a maior variação hoje ocorre entre as 15h, com a maré alta atingindo 1.2m, e 22h, com a baixa a 0.1m.

DICAS DE PEIXES

Mestre

Canarinho (99953-8100).

As iscas são camarão e lula: Quebra Mar da Barra — corvina, papa-terra e galhudo; Cagarras — pescadinha, parguinho, corvina e tira-e-vira; Gragoatá/Boa Viagem — corvina, mixole e anchoveta; Ilhas Pai e Mãe — parguinho, tira-e-vira, pescadinha e espada.

Carlinhos

Piraúna

para pesca desembarcada:Canal Jardim do Alah — papa-terra e corvinota; Arpoador — lula e espada (noite), carapicu(dia); Praia do Diabo — papa-terra e carapicu; Praia de Copacabana — papa-terra, corvinota e riscadinho; Leme — carapicu (dia), lula (noite); Praia Vermelha — lula (noite); murinho da Urca — carapicu.

Gilberto Ohoishi (22-99839-6442) para pesca embarcada: em Arraial do Cabo, na Praia Grande — tira-e-vira e pargo; na Ponta do Focinho — pescada, congro-rosa e castanha; na Boca da Barra — pescadinha maria-mole; em Cabo Frio, na Ilha dos Papagaios — olho-de-cão e pargo; na Ilha Dois Irmãos — pescadinha.

Últimas de Esporte