Contra-ataque: Espanhóis são injustos com Neymar

Jogador vem sendo perseguido por conta de polêmica envolvendo sua contratação

Por O Dia

Rio - Afinal, o que Neymar tem a ver com as obscuras transações para a sua contratação pelo Barcelona? Mesmo que a empresa do seu pai tenha participado de um negócio pouco transparente, ele não pode ser acusado de nada. Existe um certo nervosismo pela grave crise política de um clube que se considerava até há pouco acima do bem e do mal e houve queda de produção do time, incluindo até Messi. Além disso, muito se especula sobre a dificuldade de encaixar o brasileiro no esquema. Mas não justifica a má vontade e até certa perseguição a Neymar. Claro que há os que pretendem promover outros jogadores como no caso de Pedro, mas Neymar precisa ser preservado pelo bem do próprio futebol. Embora ele já tenha raro amadurecimento para a idade, toda essa confusão pode atrapalhar o seu rendimento. Tomara que nada respingue na Seleção, porque isso iria agradar muito aos nossos principais adversários, incluindo os espanhóis.

Neymar vem sendo criticado no BarcelonaReuters

SEM GRAÇA

Essa última rodada da fase de classificação do Carioca está saindo pior do que se esperava, embora com pequenas questões a decidir. O Flamengo, por exemplo, mesmo com reservas, tem um mínimo de motivação contra a Cabofriense — se não perder, terá a mesma Cabofriense como adversária nas semifinais, o que, em tese, facilita a ida à finalíssima. Embora ainda existam possibilidades matemáticas para o Boavista, a Cabofriense está praticamente classificada e com méritos.

O ESCORREGÃO

É impressionante como determinados lances de um jogo se sobrepõem a tudo e acabam como um resumo dos acontecimentos, expondo um evidente vilão. Mas é preciso saber que a escorregada de Samir (foto) pode ter sido a junção de muitas causas e não se deve descartar a altitude que perturba o equilíbrio dos atletas. Também o tipo de trava de chuteira utilizada que pode ter contribuído e, afinal, a própria inexperiência do garoto. Não se deve crucificá-lo porque Samir tem qualidades.

LONGE DA CURVA I

A incrível derrota do Fluminense no Ceará expõe aspectos óbvios do futebol de hoje: a facilidade com que se desperdiçam chances de gol, o nivelamento por baixo do futebol, que possibilita a um time pouco conhecido, o Horizonte, ganhar de três do Fluminense, e o enfado de alguns profissionais com um calendário que programa em curto período Estaduais, Copa do Brasil, Libertadores, depois Sul-Americana e Brasileiro, com Copa do Mundo no meio para alguns.

LONGE DA CURVA II

E o Cruzeiro de Dedé (foto) no Mineirão? Não satisfeito de já ter acumulado duas derrotas, conseguiu empatar com o Defensor diante de 40 mil pessoas. Durante boa parte do jogo, esteve bem, fartou-se (como o Flu) de perder gols e deu-se por satisfeito com os 2 a 0. Esqueceu-se de que estava na Libertadores, levou um inacreditável gol de empate no minuto final e a festa no Mineirão transformou-se em velório com gritos de ‘vergonha’ no estádio. A Libertadores está a perigo.

O FIM ANTECIPADO QUE O ÍDOLO NÃO MERECIA

Anderson Silva teve uma lesão mais grave do que talvez ele própria supunha e, juntando-se a isso a sua idade, já sentiu que não vale mais brigar no primeiro nível. Ele foi suficientemente humilde para reconhecer isso e espera-se que a sua despedida seja a mais digna possível.Não se pode admitir como imagens finais as suas duas últimas derrotas, ambas bizarras a seu modo.

Últimas de Esporte