STJ declara o Sport Recife como o único campeão brasileiro de 1987

Flamengo ainda poderá recorrer da decisão

Por O Dia

Brasília - Nesta terça-feia aconteceu mais um capítulo da polêmica envolvendo o título do Brasileirão de 1987. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) considerou o Sport Recife como o único vencedor da competição, que há 27 anos gera conflitos. A vitória do time pernambucano foi 4 a 1 na votação dos ministros. Com o resultado, a CBF não vai poder mais considerar o Flamengo como um dos vencedores do título.

Em 1987%2C Flamengo%2C liderado por Zico%2C deu volta de campeão e tudoJorge Silva / Agência O Dia

A decisão ainda não é definitiva. O clube carioca pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF). No início de 2011 a CBF reconheceu que houve dois campeonatos em 1987 e assim, dois campeões: Flamengo e Sport. Porém, a equipe pernambucana não concordou com a decisão e entrou com uma ação no Tribunal Regional Federal (PE) pedindo que a decisão da entidade fosse invalidada, o que aconteceu.

Entenda o caso

Em 1987, a CBF não pôde organizar o Campeonato Brasileiro. Com isso, foi criada a Copa União realizada pelo Clube dos 13. A competição foi disputada em dois módulos: o verde e o amarelo. O primeiro com os principais clubes brasileiros e o segundo com equipes mais modestas. Ao fim do torneio, o Flamengo foi campeão e teve o Inter como vice no módulo verde, enquanto Sport e Guarani ocuparam as mesma posições, respectivamente, no amarelo.

A CBF então decidiu voltar à organização e decretou que a competição ainda teria um quadrangular entre as quatro equipes para eleger o campeão. Por se sentirem prejudicados, Flamengo e Internacional não aceitaram jogar e o Sport foi declarado na ocasião como o vencedor.

Últimas de Esporte