Renovação é a aposta de Caxias para 2014

Prefeito adianta investimentos para o Esporte no município

Por O Dia

Rio - O município de Duque de Caxias foi o grande campeão dos Jogos da Baixada em 2013 e lidera o ranking com a marca de subir ao pódio dez vezes em 16 anos de evento. "E este ano, estamos fazendo de tudo para conquistar o posto de novo", afirma o prefeito Alexandre Cardoso, que através da sua Secretaria Municipal de Esporte e Lazer realiza a renovação de seus atletas.

A grande equipe campeã de 2013, que fez parte da história por quatro anos e hoje já não pode mais participar dos jogos por conta da idade, integra atualmente as equipes adultas do município, tendo inclusive representado a cidade nos Jogos Abertos do Interior no ano passado.

"As nossas novas equipes são oriundas do Projeto de Iniciação Desportiva, o PID, e dos Jogos Estudantis que já integram nossa agenda de eventos", explica Cardoso, que também acredita que os Jogos da Baixada deixam um legado na cultura esportiva da cidade, uma vez que o esporte está cada vez mais próximo da juventude:

"Antes, o jovem só via esporte pela TV. Hoje, ele já pode competir, já pode participar e levar para casa sua medalha. Os Jogos da Baixada modificam o esporte em toda a região, realizando sonhos, além de integrar as cidades que participam da competição".

Os números também são impressionantes: a quantidade de profissionais de educação física aumentou nos últimos anos, além da reforma e construção de diversas praças e quadras e a manutenção da Vila Olímpica. "Já reformamos dezenas de quadras e, até o fim do ano, teremos completado mais 50 quadras e praças, aproximadamente", planeja o prefeito que irá a Brasília se reunir com o Ministério do Esporte sobre a construção de um Parque de Esportes Aquáticos na cidade. "Precisamos aumentar e melhorar as condições esportivas dos locais, transformando sonhos em realidade".

JOGOS ESTUDANTIS

Promovem a integração social através do esporte e educação. A competição organizada pela secretaria municipal de Esporte e Lazer (SMEL) envolverá até o final do ano, 8 mil alunos de 70 unidades de ensino do município.

PROGRAMA DE INICIAÇÃO DESPORTIVA (PID)

Atende jovens com idade entre sete a 17 anos. Os participantes podem praticar esportes nas modalidades de futebol, futsal, atletismo, basquete, handebol, tênis de mesa e de quadra, badminton, judô e voleibol.

PROGRAMA VIVA VÔLEI

Projeto de iniciação esportiva da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), iniciado em 1999, que visa educar e socializar meninos e meninas de 7 a 14 anos.

REFORMA DA VILA OLÍMPICA E CONSTRUÇÃO DE PARQUE AQUÁTICO

Já em fase de licitação a reforma de todo o complexo esportivo da Vila Olímpica de Caxias, e a construção do primeiro parque aquático público com piscina olímpica.

Últimas de Esporte