Manchester City vence Everton de virada e fica perto do título inglês

Citizens agora torcem para um tropeço do Liverpool

Por O Dia

Inglaterra - O Manchester City deu grande passo para conquistar o título inglês neste sábado ao vencer, de virada e fora de casa, o Everton por 3 a 2, e assumir a liderança provisória, ultrapassando o Liverpool, que visitará nesta segunda-feira o Crystal Palace.

Jogadores do City comemoram o gol marcado por Edin DzekoEfe

O time do volante Fernandinho, que começou no banco, mas entrou em campo ainda no primeiro tempo em lugar do lesionado Sergio Agüero, saiu atrás no placar aos 11 minutos da etapa inicial, com golaço do jovem meia Ross Barkley, em chute de fora da área que surpreendeu Joe Hart.

O resultado parcial a favor do maior rival colocava o título de novo nas mãos do 'Reds', só Agüero igualou o marcador aos 22, justamente no lance em que sofreu contusão, em músculo da perna. Aos 43, Edin Dzeko virou para os 'Citizens'.

Na etapa complementar, o centroavante bósnio ampliou logo aos 5 minutos. O Everton ainda tentou dar uma mão ao Liverpool, mas só conseguiu descontar, aos 20, com Romelu Lukaku. Com a vitória, o City chegou aos 80 pontos e se igualou ao Liverpool. Os dois times ainda disputarão mais dois jogos, e se vencerem os compromissos, provavelmente o time celeste ficará com a taça, pelo melhor saldo de gols (atualmente 59 a 50). O Everton, por sua vez, não tem mais chances de ir à Liga dos Campeões, ao ficar com 69 pontos, já que o Arsenal está com 73.

Por outro lado, se tivesse empatado, a equipe azul teria assegurado matematicamente vaga na Liga Europa. Quem ainda está vivo na briga por um lugar na competição continental é o Tottenham, que tem 66 pontos. Hoje, o time londrino foi derrotado pelo West Ham por 2 a 0, que por sua vez, se livrou da ameaça de rebaixamento.

A princípio, o Manchester United teve eliminadas as chances de ir à Liga Europa hoje, ao perder para o Sunderland, em casa, por 1 a 0, com gol do atacante Sebastian Larsson. Os Diabos Vermelhos, ainda podem terminar no sexto lugar, ultrapassando os 'Spurs', mas dependerão de vitória do Arsenal sobre o Hull City na final da Copa da Inglaterra, para conseguir vaga no torneio.

O Sunderland, que já causou problemas a Manchester City e Chelsea, deu imenso passo para se salvar do rebaixamento, chegando aos 35 pontos, três a frente do Norwich, primeiro dentro da zona, que amanhã enfrentará o Chelsea.

Os Canários, no entanto, ficarão com um jogo a mais que o rival direto. Por outro lado, Fulham e Cardiff foram matematicamente rebaixados neste sábado, com as derrotas sofridas para Stoke City por 4 a 1, e Newcastle por 3 a 0, respectivamente.

Outro que já escapou da queda é o Aston Villa, que venceu o Hull City no sábado por 3 a 1. Em jogo de duas equipes sem aspirações na temporada, o Southampton superou o Swansea por 1 a 0, fora de casa.

Últimas de Esporte