Manchester City confirma favoritismo contra o West Ham e é campeão inglês

Nasri e Kompany deram a vitória para os Citizens

Por O Dia

Inglaterra - O Manchester City conquistou o segundo título do Campeonato Inglês em três anos e o quarto de sua história ao vencer o West Ham por 2 a 0 neste domingo no estádio Etihad, com gols do francês Samir Nasri e do belga Vicent Kompany, capitão da equipe.

Este foi o quarto título do Campeonato Inglês conquistado pelo Manchester CityReuters

Dono do melhor ataque do torneio, com 102 gols marcados, o City terminou a 'Premier League' com 86 pontos, dois a mais que o Liverpool, que até derrotou o Newcastle por 2 a 1, mas foi vice-campeão e manteve um jejum de 24 anos sem dar a volta olímpica no Inglês. No último século, os 'Citizens' venceram o campeonato apenas duas vezes, em 1937 e 1968.

O número foi igualado em apenas dois anos, com a conquista dramática de 2012, obtida com dois gols nos acréscimos do último jogo, contra o Queens Park Rangers, e a de hoje. A vitória deste domingo foi mais tranquila que a de dois anos atrás. Na ocasião, os azuis de Manchester iam vendo o rival United ser campeão até os instantes finais, quando viraram o jogo contra o QPR para 3 a 2.

Para evitar qualquer susto desta vez, Nasri abriu o placar aos 39 minutos do primeiro tempo, com chute rasteiro da entrada da área no canto esquerdo. Depois do intervalo, aos quatro minutos, Kompany ficou com a sobra após confusão na área e fez o segundo. Sem ser campeão inglês desde 1990, o Liverpool teve que se contentar com o vice e a volta à 'Champions' depois de quatro temporadas de ausência.

O time dos brasileiros Lucas Leiva e Philipe Coutinho ao menos fechou a temporada com uma vitória, batendo o Newcastle por 2 a 1 de virada em Anfield Road. Skrtel, contra, colocou os visitantes na frente, mas Agger e Sturridge garantiram o triunfo dos 'Reds'. Outro que venceu por 2 a 1 depois de estar atrás foi o Chelsea, que foi ao País de Gales enfrentar o Cardiff, lanterna e rebaixado.

O veterano Bellamy fez 1 a 0, mas Schürrle e Fernando Torres marcaram uma vez cada e deram os três pontos aos 'Blues', que fecharam o ano sem títulos e no terceiro lugar do Inglês. As outras principais forças da Inglaterra também venceram pela última rodada. O Arsenal, que já estava classificado para a Liga dos Campeões, e o Everton, que irá à Liga Europa, bateram respectivamente o Norwich e o Hull City, ambos por 2 a 0 como visitante.

O outro classificado para o segundo torneio continental mais importante é o Tottenham, que derrotou o Aston Villa por 3 a 0 em White Hart Lane. O primeiro gol foi marcado pelo volante Paulinho, que defenderá a seleção brasileira na Copa do Mundo. Assim, o Manchester United, que não passou de um empate com o Southampton em 1 a 1, ficará fora das competições europeias pela primeira vez desde 1990.

Últimas de Esporte