Por pedro.logato

Rio - Embora ainda esteja em razoável posição na tabela e com chances de título, o Fluminense caiu muito nos últimos jogos e, em meio ao temporal, ainda passou pelo vexame da humilhação traumática na Copa do Brasil. Há certas coisas no futebol difíceis de entender e de explicar, e a mudança tricolor carrega um pouco desse imponderável.

O time estava muito bem. É possível que, fora de campo, alguma coisa tenha ocorrido, com uma certa soberba pelos muitos elogios. Dentro de campo, pode-se lembrar a lesão de Gum, que deixou a defesa bem mais vulnerável e algumas mudanças exageradas no ataque. Coincidência ou não, a volta de Fred mexeu negativamente com o time. Sobis e Conca baixaram a guarda e a equipe ficou desequilibrada. Curioso é que, até entre os reservas, houve problemas. Como se pode admitir que, em um clube profissional com altos salários, um jogador caro e fundamental como Walter engorde tanto? O Flu saiu dos trilhos.

Torcedores protestaram no desembarque do Fluminense após a derrota para a ChapecoenseMárcio Mercante / Agência O Dia

DESCONTROLE

O Fluminense foi recebido no Rio com aqueles tradicionais xingamentos de poucos torcedores, que podem ter razão de estarem revoltados, mas passam dos limites.Fred que, por si só, já está abalado desde a Copa e jogando muito mal, recebeu essa nova carga de pressão sem paciência, mas está certo em exigir de dirigentes e autoridades blindagem maior em locais públicos e de trabalho. Ameaçar não entrar em campo por conta disso é despropósito e só reflete o momento dramático.

REAÇÃO

Com a volta de Vanderlei, os jogadores sem restrições ao treinador e um esquema tático sem maiores invenções, o Flamengo vem jogando o feijão com arroz e não é à toa que, em cinco jogos, venceu quatro e distanciou-se bem da lanterna. O Maracanã, tradicionalmente, ajuda muito o Flamengo pelo apoio da torcida e pela insegurança do adversário. Isso foi nítido contra o Galo, que se perdeu, até porque Victor falhou e já não existe aquele grande time de recentes temporadas.

Luxa elogia dedicação do Flamengo e André Mourão

ALERTA

A derrota do vôlei feminino para a Turquia foi uma surpresa geral e nem se pode falar que houve displicência, mas talvez uma falsa sensação de que a adversária não dispunha de tanta força e de tantas possibilidades. Ainda bem que, logo a seguir, o Brasil obteve importante vitória sobre a China sem parecer abalado e as turcas caíram diante do surpreendente Japão. Menos mal que a seleção brasileira só dependa de si contra as japonesas, mas há um sinal amarelo ligado.

CULINÁRIA EM ALTA

Dois filmes em cartaz são altamente recomendáveis como grande diversão e para amantes da boa comida. Ao mesmo tempo falam de relacionamentos humanos e de amor em diferentes dimensões. Um deles é ‘Bistrô Romantique’, que vem fazendo sucesso nas últimas semanas e tem viés cômico sem apelações. O outro é ‘Chef’, de Jon Favreau, que também dirigiu e escreveu, e tem lindas mulheres, como Sofia Vergara e Scarlet Johansson, além do excepcional Dustin Hoffman.

ASCENSÃO E QUEDA DE DOIS GIGANTES DO FUTEBOL PAULISTA

No Brasileiro, dois paulistas vivem momentos distintos com características peculiares. O São Paulo, com o seu elenco de luxo, demorou, mas vai se impondo no campeonato, com atuações boas ora de Ganso, ora de Kaká e até de Pato. Ainda falta uma boa defesa, mas o time é forte, vem de vitória importante sobre o Internacional no Sul e já está em terceiro lugar. Na outra ponta, aparece o lanterna Palmeiras, que não vence há dez jogos, está com o seu técnico Ricardo Gareca ameaçado e, se não ganhar do Coritiba amanhã, em casa, vai implodir.

Você pode gostar