Iscas & Anzóis: A verdade sobre o Panga, peixe importado do Vietnã

Boataria acaba deixando em pânico consumidores

Por O Dia

Rio - Vira e mexe, as redes sociais são abarrotadas de falsas notícias. Agora, na Semana do Peixe, a bola da vez é o peixe panga, importado do Vietnã, cuja carne seria contaminada. A boataria acaba deixando em pânico consumidores como o leitor José Jorge Teixeira, de Laje do Muriaé, que nos escreve preocupado com o grande consumo do peixe em sua região. Mas é tudo puro mito, José Jorge. A boa qualidade do panga é atestada pela comunidade de nutricionistas brasileiros e pelo próprio Ministério da Agricultura, que por duas vezes mandou missões ao país asiático para fiscalizar as fazendas de água doce onde são criados os pangas, também conhecidos como peixe-gato e que podem chegar a 40 quilos. E foi tudo aprovado.

Panga é mais em contaReprodução Internet

E, aqui para nós, como o panga também é exportado para os exigentes mercados da Europa e dos Estados Unidos, houvesse a mínima suspeita, a gringalhada suspenderia na hora as compras. A origem da onda contra o peixe na Internet pode ser explicada pela ação de maus comerciantes. É que eles não conseguem competir com os preços do peixe asiático, que custa a metade do valor do produzido aqui (R$ 13 o quilo do panga, em média, contra R$ 25, a tilápia), e sabotam com falsas informações. Então, comer panga é bom e barato.

Orca é o campeão da Taça Cidade de Vitória

O Orca, do Rio, sagrou-se campeão interclubes de pesca na 28ª Taça Cidade de Vitória (ES). A prova de trincas é promovida pelo Hilal e é uma das mais tradicionais da Nova Pesca Brasileira. Foram mais de 250 atletas de todo o país que invadiram as areias da Praia de Camburi, domingo passado. O Orca faturou o Master (Paulo Araújo, Paulo Taboas e Júlio Petrelli); Sênior (Valério Pedra, Nilton Peixoto e Ronaldo Pacheco); 3° no Juvenil (Ygor Garcia e Gilles Dias), e 5°geral, (Igor Pacheco e Marcus Ioty). Do Rio, Pampo, Macaé, Barra de São João e Três Anzóis também competiram.

Orca fatura títuloDivulgação


Últimas de Esporte