Por edsel.britto
Alonzo Mourning%2C ex-jogador da NBA%2C dá conselhos a jovens da CUFA em clínica realizada na GáveaEdsel Britto

Rio - Os adolescentes dos projetos de basquete de rua da Central Única das Favelas (Cufa) tiveram um dia inesquecível nesta quarta-feira. Com a presença dos calouros do Miami Heat, Shabazz Naiper e James Ennis, além da presença da lenda da franquia Alonzo Mourning, cerca de 40 crianças treinaram no ginásio do Flamengo, na Gávea, e puderam interagir com as feras. O evento faz parte da programação do NBA Global Games, que terá o duelo entre Cleveland Cavaliers e Miami Heat, no sábado, na HSBC Arena.

Campeão da NBA em 2006 com o Miami Heat e recém-nomeado para o Hall da Fama, Alonzo Mourning fez questão de frisar o quão importante é o contato com os jovens e que o aprendizado não fica restrito apenas aos jovens, mas também aos jogadores.

"É uma maneira que temos de nos comunicar com os fãs. Sei que o Brasil tem uma conexão com o basquete, gosta da organização Miami Heat, e a NBA tem um tremendo trabalho ligado a crianças e jovens, e sempre está presente. Sabe a importância de colocar o basquete também nesse cenário. Você não joga o jogo sozinho, joga com um time e para o time. Tentamos sempre passar isso para os jovens, para que levem isso para a vida também. Temos que expor o jogo sempre que pudermos para os jovens e crianças", afirmou.

LEIA MAIS: Basquete, vôlei, tênis e muito mais: acompanhe os esportes olímpicos

Durante as atividades, Mourning ficou sempre atento à movimentação dos jovens e incentivou os que erravam os fundamentos. Os meninos e meninas prestavam atenção a todas as dicas dadas pelo ex-pivô. Shabazz Naiper e James Ennis, recém-draftados pelo Miami, também auxiliavam os adolescentes e davam toques aos com mais dificuldades.

Após os treinos, as crianças tiveram a oportunidade de bater um papo com Alonzo e perguntaram sobre a vida do ex-jogador no basquete. Questionado por uma delas, Mourning disse qual foi o maior momento da carreira: "Eu comecei a jogar basquete com oito anos e o momento mais importante da minha carreira foi quando foi campeão em 2006, pelo Miami Heat", relembrou.

Campeão com o Miami Heat em 2006%2C Alonzo Mourning deu dicas a crianças do projeto de basquete da CUFAPaulo Araújo

No próximo sábado, o Miami Heat encara o Cleveland Cavaliers em amistoso válido pela pré-temporada da liga norte-americana, às 18h, na HSBC Arena.

Reportagem Edsel Britto

Você pode gostar