Estadual de 2016 pode ter fase preliminar

No último dia de debates em fórum da Ferj, Rubinho ataca grandes e sugere novo regulamento

Por O Dia

Rio - No último dia de debates no fórum organizado pela Federação de Futebol do Rio (Ferj)para discutir melhorias no futebol carioca, faltaram ideias e sobraram críticas e ataques aos quatro grandes. Num dos raros momentos de proposta, o presidente da entidade, Rubens Lopes detalhou o rascunho do regulamento do Carioca de 2016, a ser colocado em votação na Arbitral.

Rubens Lopes criticou clubes grandes do RioDivulgação

A novidade seria a diminuição de jogos dos grandes. Para isso, o Estadual seria dividido em duas fases. A principal teria 12 clubes (com Taça Guanabara e Taça Rio) e haveria uma preliminar, que começaria em outubro, para definir os clubes que se juntariam a Fla, Flu, Botafogo e Vasco.

Ainda estão sendo estudadas duas possibilidades de preliminar: com 12 clubes ou com oito (nesse caso, além dos quatro grandes, outros quatro já estariam garantidos, de acordo com a classificação do Carioca de 2015).

“O rebaixado entraria direto na Série B, no mesmo ano. E o que subir disputaria a preliminar, que estamos trabalhando para que seja com custo zero, totalmente subsidiada”, explicou Rubinho.

Para o Carioca de 2015, os clubes terão um limite de jogadores inscritos. No máximo 28 (sendo três goleiros), no que pode ser visto como uma tentativa de diminuir a utilização de times reservas.

Últimas de Esporte