COI abre inscrição para cidades interessadas em sediar Jogos de 2024

Prazo final para oficialização das candidaturas é o dia 15 de setembro deste ano

Por O Dia

Suíça - O Comitê Olímpico Internacional (COI) abriu nesta quinta-feira o processo de candidaturas para os Jogos de 2024, com o envio de uma carta aos comitês nacionais na qual lhes convida a debater seus ideias e a receber vários níveis de assistência antes de oficializar o projeto em 15 de setembro deste ano.

O diretor-executivo para os Jogos Olímpicos, Cristophe Dubi, explicou que a carta enviada nesta quinta inclui o calendário do processo e oferece às cidades interessadas a possibilidade de abordar com o COI qualquer detalhe das recomendações que inclui a agenda 2020, aprovada em dezembro.

"Esperamos ter muitas cidades interessadas. Se serão 6, 7, 10 ou 25, não sabemos. No final de fevereiro teremos reunião da Comissão Executiva e aí teremos dados. Mas entre março e setembro podemos discutir qualquer aspecto da agenda 2020 e a nova filosofia", declarou Dubi em entrevista por telefone.

O representante do COI se mostrou esperançoso que o processo para os Jogos de 2024 será mais bem-sucedido que o dos Jogos de Inverno de dois anos antes, que tem apenas duas candidatas, Pequim e Almaty (Cazaquistão). O governo da Noruega se negou a oferecer garantias financeiras a Oslo, que por isso retirou seu projeto.

"Acho que haverá mais, simplesmente porque o COI está aberto a explicar o que for necessário sobre a complexidade de organizar os Jogos e ajudar às cidades. Muitas se sentirão motivadas, e vamos fazer tudo que for possível para ajudar", prometeu.

A Comissão de Avaliação do COI para os Jogos de Inverno de 2022 visitará Almaty entre 14 e 18 de fevereiro e fará o mesmo com Pequim de 24 a 28 de março.

A cidade organizadora será escolhida em 31 de julho, em Kuala Lumpur. Depois da escolha de Tóquio como sede dos Jogos de 2020, vencendo Madri e Istambul, o Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC) já decidiu que Boston tentará receber a edição de 2024, em detrimento de San Francisco, Los Angeles e Washington.

Roma também confirmou que participará do pleito, enquanto Paris discute uma nova tentativa após vários fracassos de forma consecutiva. Já a Alemanha apresentará um projeto em Berlim ou Hamburgo.

Últimas de Esporte