Comitê dos Jogos Rio-2016 anuncia sedes das partidas de futebol

Além do Rio, Belo Horizonte, Salvador, Brasília, São Paulo e Manaus podem receber os jogos. Definição será em março

Por O Dia

Rio - O Comitê Organizador das Olimpíadas de 2016 anunciou, nesta quinta-feira, as sedes dos jogos de futebol na competição. Manaus, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Salvador vão se juntar ao Rio de Janeiro para receber as partidas da modalidade. A escolha final das cidades caberá à Fifa e deve ser definida no dia 18 de março, na Suíça, sede da entidade.

LEIA: Alemanha mantém liderança do ranking da Fifa e Brasil segue na 6ª colocação

Manaus é a única sede que pode enfrentar uma resistência mais forte da Fifa, por conta da distância entre a cidade e o Rio de Janeiro. O prefeito Arthur Vigílio (PSDB-AM), representante da comitiva de Manaus, que estava em peso no evento, realizado no Rio de Janeiro, disse não entender o receio da Fifa com a sua cidade, já que a avaliação da entidade, na Copa do Mundo, havia sido positiva com relação à capital do Amazonas.

Maracanã deve ser o palco da finalDivulgação

Segundo o Comitê Organizador, os aspectos logísticos, técnicos e operacionais foram os principais critérios para incluir Manaus como possível sede nas Olimpíadas.

"Sugerimos as sedes das competições e isto tem sido fundamental. O futebol é o esporte mais importante do Brasil e vimos como foi a Copa do Mundo. Tivemos a indicação de quatro cidades, Belo Horizonte, São Paulo, Brasília e Salvador, Rio, e além destas cidades, a cidade de Manaus", disse Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador.

Estiveram na cerimônia José Maria Marin (presidente da CBF), Carlos Arthur Nuzman (presidente do Comitê Olímpico do Brasil e do Comitê Organizador dos Jogos), Luiz Fernando Pezão (governador do Rio) e Arhur Virgílio (prefeito de Manaus).

O futebol é a única modalidade com disputas fora do Rio de Janeiro. Ao todo, 16 seleções farão 58 partidas, no masculino. Entre as mulheres, o número cai para 12 equipes. O sorteio dos grupos acontecerá em abril de 2016.

Durante o evento, Nuzman solicitou ao presidente da CBF, José Maria Marin, que ele dialogasse com a Fifa para que o sorteio dos grupos fosse realizado no Brasil. Os jogos do masculino vão ser realizados de 4 a 20 de agosto, já o feminino será de 3 a 19 de agosto.

Últimas de Esporte