Principal rally do mundo, Dakar define o seu roteiro do ano que vem

Com Chile ausente, prova terá percurso inédito entre Peru, Bolívia e Argentina

Por O Dia

Rally Dakar vai acontecer em três paísesDivulgação

Argentina - A organização do Rally Dakar 2016 divulgou , em Buenos Aires, o roteiro detalhado da 28ª edição da competição. A mais importante prova de off-road do mundo terá a sua largada no dia 3 de janeiro, em Lima, capital do Peru, passará pelos planaltos bolivianos e terá sua linha de chegada na cidade de Rosário, Argentina, no dia 16.

Realizado na América do Sul desde 2009, o Rally Dakar não terá pela primeira vez o Chile fora do seu percurso. Vítima de desastres naturais, o país desistiu de sediar a prova alegando que iria utilizar o dinheiro necessário para receber o evento para reconstruir as região afetadas pelas inundações no fim de fevereiro. A ausência do Chile tirou do Dakar 2016 as belíssimas paisagens Deserto do Atacama.

Com a largada na capital peruana, os competidores terão pela frente um terreno arenoso e com muitas dunas, a exemplo das edições de 2012 e 2013 - quando a região fez parte do roteiro da prova.

A Bolívia, por sua vez, vai sediar o Dakar pelo terceiro ano seguido. Nesta edição, porém, todas as categorias da prova passarão em seu território. Em 2014, apenas as motos e quadriciclos cruzaram o país. Somente no ano passado os carros só foram inclusos. Com os caminhões confirmados no trecho, a caravana do Dakar poderá contemplar a linda vista do lago Titicaca.

Na Argentina, entretanto, o terreno esperado é com terra, areia, muitas pedras. Com início na cidade Saltar, no noroeste do país, e com o pódio em Rosário, a etapa argentina contará também com a tradicional presença de público, que promete lotar as ruas para receber os competidores nas últimas etapas da prova.

Confira o roteiro do Rally Dakar 2016

Dia 3 - 1ª etapa: Lima - Pisco
Dia 4 - 2ª etapa: Pisco - Nazca
Dia 5 - 3ª etapa: Nazca - Arequipa
Dia 6 - 4ª etapa: Arequipa - Lago Titicaca
Dia 7 - 5ª etapa: Lago Titicaca - Oruro (Bolívia)
Dia 8 - 6ª etapa: Oruro - Uyuni
Dia 9 - 7ª etapa: Uyuni - Salta (Argentina)
Dia 10 - Etapa de Repouso - Salta
Dia 11 - 8ª etapa: Salta - Belén
Dia 12 - 9ª etapa: Belén - Belén
Dia 13 - 10ª etapa: Belén - La Rioja
Dia 14 - 11ª etapa: La Rioja - San Juan
Dia 15 - 12ª etapa: San Juan - Villa Carlos Paz
Dia 16 - 13ª etapa: Villa Carlos Paz - Rosário

Últimas de Esporte