Duelo de capitães: jovens de Fla e Bota jogam a final da Taça Guanabara sub-20

Promessas, Rafael Dumas, do Rubro-Negro, e Vinicius Tanque, do Alvinegro, decidem neste sábado, em Moça Bonita, quem ficará com o título

Por O Dia

Rio - Diferente do profissional, Botafogo e Flamengo decidirão neste sábado, às 15h20, em Moça Bonita, quem ficará com o título da Taça Guanabara sub-20. Se na primeira partida realizada no Engenhão, o placar foi um acirrado 2 a 2, a finalíssima, que precisou ser retirada da Gávea devido à capacidade máxima do estádio, promete pegar fogo.

Por ter feito a melhor campanha na competição, o Flamengo tem a vantagem do empate para o confronto. Mas, para Rafael Dumas, capitão da equipe, é preciso manter a calma, pois nada está ganho. O zagueiro aproveitou para convocar os torcedores rubro-negros a comparecerem em Moça Bonita.

Rafael Dumas é um dos jovens do Flamengo na decisãoDivulgação

"O grupo está muito focado para mais uma decisão importante. A nossa união é um diferencial na preparação. Sabemos que temos essa pequena vantagem. Mas não adianta nada entrar em campo para empatar. Estamos com o pés no chão e focados. Contamos com o apoio da nação rubro-negra para essa decisão", afirmou Dumas.

Do outro lado, Vinicius Tanque, dono da braçadeira alvinegra é a esperança do Botafogo. Artilheiro da competição, com 17 gols, o atacante afirmou que o futebol é uma "caixinha de surpresas". Questionado sobre o bom retrospecto que tem sobre o Flamengo, o jogador, que marcou no último empate, ignorou a vantagem do rival e espera poder balançar as redes neste sábado.

" O resultado do jogo passado não interfere em nada, o futebol é uma caixinha de surpresas. Os 90 minutos serão decisivos para sair com o título. Trabalho a semana toda para sempre fazer gols, tenho um bom desempenho com o Flamengo. Tô focado e esperançoso em fazer gol", disse Vinicius.

Destaque do Alvinegro no sub-20, Tanque, como é chamado, já foi relacionado para algumas partidas do elenco profissional. A última viagem que fez com o Glorioso foi para Capivari, na quarta-feira, pela Copa do Brasil. Apesar de ainda não ter feito sua estreia, o jovem de 20 anos mantém a esperança de atuar pela equipe de René Simões na Série B do Campeonato Brasileiro.

Vinícius Tanque lidera a boa campanha do Botafogo no Carioca Sub-20 e é o artilheiro com 14 golsarquivo pessoal

"Já tinha sido relacionado em outros jogos, mas ainda não tive a chance de estrear. Com certeza tenho esperança. Todos nós da base trabalhamos bastante, temos que nos dar bem nas competições para caso o René precisar. Mas, continuo trabalhando forte e focado para quando tiver oportunidade agarrar ela e não soltar mais", destacou.

Apesar de ainda não ter recebido uma chance de Vanderlei Luxemburgo, Dumas se vê preparado para atuar pelo profissional do Flamengo. O jogador de 20 anos comentou que uma possível convocação dos zagueiros Samir e Bressan à seleção olímpica, abriria espaço na zaga da equipe rubro-negra.

"Estou trabalhando para ter essa oportunidade. O Campeonato Brasileiro é muito longo e o fato de Samir e Bressan serem convocados para a seleção olímpica irá permitir espaço no elenco principal. Mas, por enquanto, só estou com a cabeça na decisão e, se acontecer essa oportunidade, estou preparado para atuar no time profissional", finalizou.

Reportagem de Jessica Rocha

Últimas de Esporte