Rio - Uma esquadra de mais de cem destemidos caiaqueiros coloriu a enseada de Botafogo, neste sábado pela manhã, numa linda homenagem à cidade de São Sebastião pelos seus 450 anos. A festa superou todas as expectativas. O evento contou com a presença de mais de 300 pessoas. São Pedro também colaborou, com sábado de céu azul. Parentes, mulheres e filhos acompanharam os pescadores de aventura.

Da areia, ao redor das tendas armadas, povoaram extensa faixa de areia que costuma ficar deserta pelo alto grau de poluição. Mas ninguém deu a mínima. O mar é que não era de Almirante. Uma ressaca atingiu toda a orla e até as calmas águas do balneário foram agitadas por ondas e marolas. E quem é que deu bola pra isso? Às 7h15, foi dada a largada e lá se foram os barquinhos coloridos, singrando a enseada em busca de águas mais claras. Menos de quatro horas depois já tinha caiaqueiro de volta com samburá cheio de peixes — corvinas, badejos, pescadas e até robalões, entre outros.

Terminada a pesagem, os campeões foram declarados. Houve sorteio de prêmios, que incluiu molinetes, carretilhas, varas e caiaques. Discursos e agradecimentos foram feitos e até este colunista foi homenageado no final com placa, dada pela Federação de Pesca (Fepelerj). Foi a cereja do bolo de um dia inesquecível. Obrigado a todos!
DOIS VICES NO DUPLO
A caída ao mar teve mais de 140 caiaqueiros, mas só 100 deles ( inscritos) disputavam troféus. No caique duplo, valeu a experiência. Dois aposentados, Ronaldo Chiareli e Edson Freitas, faturaram o primeiro lugar. Em 2º, por causa de uma falha na apuração de pontos, a organização declarou duas duplas vices-campeões: Carlos Henique e Maurício Henrique e Bruno Alhadas e José Luiz.

AGRADECIMENTOS
O 1º Encontro Brasileiro de Pesca em Caiaque do Rio de Janeiro foi uma promoção da coluna, com apoio do Shopping Avenida, Fepelerj, Nova Pesca Brasil, Monster3X, JF Caiaques, Marés e Caiaker. Nossos agradecimentos ao vereador (DEM) Célio Lupparelli e ao subprefeito da Zona Sul, Bruno Ramos.
GAIVOTAS CAMPEÃO
Gustavo Oliveira, do clube Gaivotas, foi o grande campeão da categoria simples, que reuniu oitenta participantes. Em segundo lugar ficou Leonardo Albernaz (o gafanhoto do mar); em terceiro Bruno Carneiro, outro craque do Orca. O professor Túlio Portela faturou 4º e Ronaldo Prazeres, o 5º.