Tóquio abre processo seletivo de novos esportes para Jogos de 2020

Cidade japonesa vai propor novas competições ao COI

Por O Dia

Japão - O Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio abriu o processo de seleção das novas competições esportivas que serão incluídas em seu programa caso recebam a autorização do Comtê Olímpico Internacional (COI).

Após as reformas aprovadas pelo COI na chamada Agenda 2020, os organizadores dos Jogos têm o poder de acrescentar ao programa esportivo clássico "provas adicionais", com base na popularidade entre os jovens ou entre a população local, na divulgação dos valores olímpicos e na busca de novas audiências. No dia 30 de setembro deste ano, a organização dos Jogos de Tóquio anunciarão a relação de novas competições que serão propostas ao COI.

Para abrir o processo seletivo, os organizadores enviaram um formulário a todas as Federações Reconhecidas pelo COI - esportes não olímpicos - para que digam antes do dia 8 de junho se estão interessadas em ter uma competição nos Jogos. Um painel fará uma pré-seleção de candidaturas em 22 de junho e convidará as federações envolvidas a dar mais informações sobre as propostas e apresentá-las em Tóquio no início de agosto.

A decisão final anunciada em 30 de setembro deverá ser confirmada pela 129ª sessão do COI, que se reunirá no Rio de Janeiro às vésperas dos Jogos de 2016. Beisebol e softbol, surfe, caratê, squash e escalada estão entre os esportes interessados em participar do quadro olímpico em 2020. O painel selecionador é composto por dirigentes esportivos, empresariais e políticos japoneses.

Últimas de Esporte