Rio - Depois do espetáculo do encontro de pesca em caiaque em Botafogo pelos 450 anos do Rio, chegou a vez da turma da vara e molinete em terra firme. Neste sábado e domingo, a Praia de Itaipuaçu vai sediar a 43ª edição da Festa da Pesca de Maricá, promovida pelo Clube Gaivotas. Podem participar pescadores de clubes e avulsos. A expectativa é de que a prova, que terá duas etapas (sábado à tarde e domingo pela manhã) reúna mais de 150 competidores.

TARTARUGAS SALVAS 1
Enquanto no Rio a falta de fiscalização deixa correr solta a pesca de redes próximo à orla, o que é um crime, como a coluna mostrou na semana passada, em cidades vizinhas da Costa Verde e Região dos Lagos, felizmente, os predadores não levam vida fácil. Na semana passada, agentes do recém-criado Grupamento de Proteção Ambiental de Mangaratiba, atendendo a denúncia de pescadores amadores, apreenderam rede a poucos metros da praia. Os agentes agiram rapidamente e, de quebra, salvaram duas tartarugas, presas às malhas assassinas.
TARTARUGAS SALVAS 2
O leitor Miguelito Carcará (camisa azul, acima) postou fotos da apreensão na rede social. Ele ajudou no salvamento dos animais e revoltou-se com o descaso de pescadores. “Não se pode colocar redes perto de praias nem em cima de pedras submersas. É o refúgio das tartarugas e elas serão mortas. Sou pescador, mas tenho consciência. Se não tivermos, o mar vai apodrecer, igual à mente dos que não o preservam”, escreveu Miguelito.




CONDIÇÕES DO TEMPO
Sábado e domingo de mar liso no Rio. Mas o tempo fica instável com ventos noroeste e sudeste. De Lua Nova, a maior variação hoje é de alta de 1.1m às 4h40 e baixa de 0.3m, às 12h20.
DICAS DE PEIXES
Mestre Canarinho:
(99953-8100), as iscas são sardinha, camarão e lula: Quebra Mar da Barra — corvina, papa-terra, carapicu e xerelete ; Cagarras — corvina, papa- terra, xerelete e pescadinha; Gragoatá/Boa Viagem — corvina, papa-terra,xerelete e carapeba; Ilhas Pai e Mãe — espada, xerelete, corvina e papaterra.
Carlinhos Piraúna:
Arpoador — espada (noite), xerelete (dia); Leme — corvina e espada (noite), xerelete e carapicu (dia); Murinho da Urca — corvinota..
Gilberto Ohoishi:(22)- 99839-644</IP>2: em Arraial do Cabo, na Praia Grande — peruá, pargo, olho-de-cão, xarelete e cavalinha; na Ponta do Focinho — castanha, maria-mole e lanceta; no Largo da Ilha do Farol — pargo, olho-de-cão, xerelete, pitangola e peruá; no Largo da Pedra Vermelha — xerelete e cavalinha; na Boca da Barra — pescadinha e goete; na Ponta da Prainha — maria-mole, goete, pargo e xerelete.