LeBron dá show, mas Golden State bate Cleveland e larga na frente nas finais

Ala marcou 44 pontos, recorde pessoal nos playoffs, mas não impediu a derrota do Cavaliers por 108 a 100 na prorrogação

Por O Dia

Estados Unidos - O Golden State Warriors, apesar dos 44 pontos de LeBron James, prevaleceram nesta quinta-feira no primeiro duelo das finais da NBA, vencido por 108 a 100, na Oracle Arena, em Oakland, graças ao apagão que o Cleveland Cavaliers sofreu na prorrogação, quando o time de Ohio anotou apenas dois pontos.

De pouco serviu que James quebrasse seu recorde de pontos em um jogo das finais e superasse Kareem Abdul Jabbar, ao alcançar pelo menos 30 pontos em 76 partidas dos playoffs, ficando atrás apenas de Michael Jordan e Kobe Bryant. O ala chegou esgotado ao tempo extra pelo intenso trabalho defensivo de Andre Iguodala, Harrison Barnes e Draymond Green. No entanto, a pior notícia para os Cavaliers foi a saída Kyrie Irving, que voltou a sentir uma lesão no joelho esquerdo na reta final e teve que deixar a quadra mancando.

Com 26 pontos%2C o MVP da temporada%2C Stephen Curry%2C liderou a vitória do Golden State contra o ClevelandUSA Today Sports

Stephen Curry liderou o ataque do Golden State com 26 pontos e oito assistências, enquanto Klay Thompson acrescentou 21 pontos e seis rebotes. Já o brasileiro Leandrinho esteve em quadra por nove minutos e somou dois pontos e três rebotes para o time de Oakland. James, que além dos 44 pontos somou oito rebotes e seis assistências, recebeu a ajuda de Irving, autor de 23 pontos, sete rebotes e seis assistências, e do pivô russo Timofey Mozgov, com 16 pontos e sete rebotes.

No final, o banco californiano acabou fazendo a diferença, já que foi responsável por 34 pontos da equipe, contra nove dos adversários, todos convertidos por J.R. Smith. Nenhum jogador dos Warriors tem experiência em Finais e isso, no início, acabou pesando para os comandados por Steve Kerr. Curry e Thompson não apresentavam consistência nos arremessos, enquanto Mozgov e Tristan Thompson se mostraram superiores a Green e Andrew Bogut no jogo dentro do garrafão, conseguindo uma vantagem importante nos rebotes.

Os Cavaliers aproveitaram a inconsistência de seus adversários para abrir 14 pontos de vantagem (29 a 15) antes do término do primeiro quarto, com James impondo toda sua velocidade e eficiência nos tiros de meia distância e Irving fazendo um trabalho defensivo implacável, além de armar rápidos contra-ataques. Os Warriors, visivelmente nervosos e com baixo aproveitamento nos arremessos de quadra, não conseguiam se encontrar no jogo, algo que só começou a mudar com a contribuição dos reservas Iguodala e Marreese Speights.

De fato, o banco local conseguiu anotar mais pontos que os titulares nos primeiros 22 minutos, o que provocou o despertar de Curry com duas bolas de três seguidas para recuperar a vantagem (41 a 36). No entanto, Smith também converteu um arremesso de fora do perímetro no estouro do relógio, deixando os Cavs à frente na chegada do intervalo (51 a 48).

Apesar dos 44 pontos%2C LeBron James não foi bem na prorrogação e perdeu uma bola chave no tempo extraEfe

James, que até então não tinha encontrado dificuldades para anotar seus 19 pontos, manteve o alto nível e contou com o apoio de Irving, perfeito na armação de jogo, e Mozgov, com seu ótimo trabalho na área pintada, enquanto Thompson mantinha a consistência no garrafão do time de Ohio ao pegar todos os rebotes defensivos da equipe no período. Apesar do ímpeto dos Cavs, os Warriors se mantiveram próximos no placar com Klay Thompson finalmente acertando a mão em seus arremessos.

No fim do terceiro período, Iguodala conseguiu uma roubada de bola e pontuou no contra-ataque, igualando o placar em 73 a 73. O time da casa iniciou bem o último período, mas teve sua boa sequência quebrada após três erros seguidos de Leandrinho, que acabou voltando para o banco. Os Cavs demonstravam dificuldade em pontuar e LeBron voltou à quadra após apenas três minutos de descanso.

Faltando 24 segundos, o jogo estava empatado em 98 a 98. Curry partiu para a infiltração e tentou uma bandeja, mas acabou sendo surpreendido por Irving com um toco sensacional. No lance seguinte, LeBron tentou o arremesso da vitória, mas acabou errando. Iman Shumpert conseguiu o rebote e quase marcou a cesta que daria a vitória ao time de Ohio em um momento de desatenção da defesa do Golden State.

Com o empate, o duelo seguiu para a prorrogação, mas os Cavs entraram apáticos e visivelmente esgotados. Com isso Curry brilhou, marcou quatro pontos e ainda iniciou a jogada que resultou em uma bola de três de Barnes, abrindo uma sequência de 7 a 0. Já os Cavs continuavam errando muito e conseguiram converter apenas dois pontos quando a vitória já estava praticamente definida para os donos da casa. O próximo jogo acontece neste domingo, novamente na Oracle Arena de Oakland.

Últimas de Esporte