Futebol abre jogos 2015

Três cidades campeãs no primeiro fim de semana, que contou com prefeitos e secretário

Por O Dia

Rio - Muita emoção no primeiro fim de semana dos Jogos da Baixada 2015. Com duas modalidades, futebol de campo masculino e futsal masculino e feminino, mais de 500 atletas competiram na maior ação socioesportiva da região, realizada pelo DIA e Instituto Ary Carvalho, na Vila Olímpica de Duque de Caxias.

Autoridades durante cerimônia de abertura do maior evento socioesportivo da regiãoCarlos Moraes

A cerimônia de abertura contou com a presença do secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Marco Antônio Cabral, dos prefeitos Alexandre Cardoso (Duque de Caxias), Gelsinho Guerreiro (Mesquita) e Max Lemos (Queimados), da vice-prefeita de Nova Iguaçu, Dani Nicolasina, além do diretor de Redação do O DIA, Aziz Filho. Também participaram os representantes da Petrobras, Luiz Fabiano Nericke, do SESC, Mauro Rego, e da Light, Andrea rocha.

Para Marco Antônio Cabral, o apoio aos jogos faz parte do novo planejamento da secretaria. “Iremos incentivar projetos como esse não só na Baixada, mas também em outras áreas do Rio. O esporte é transformador, sobretudo em regiões mais carentes”, afirma o secretário.

Alexandre Cardoso, anfitrião do evento, ressaltou que o futuro da Baixada é influenciado pelos jogos. “São 18 anos de evento. Muitas vidas já foram mudadas durante esse tempo e Duque de Caxias evoluiu muitos nos últimos anos, dentro da competição e no fomento ao esporte”, diz.

Partidas disputadas marcaram evento

Após a solenidade inicial, Rafaela Silva, judoca campeã mundial, acendeu a pira olímpica em frente aos novos atletas. Esperança de medalhas na Rio 2016, ela ressaltou o fator determinante que iniciativas como essa representam. “Sou da Cidade de Deus e um projeto esportivo alavancou minha vida. Tenho certeza que o mesmo acontecerá com esses jovens”.

Na competição, as meninas do futsal sub-14 de Caxias fizeram valer o mando de campo e conquistaram o ouro em cima de Belford Roxo.

Com a bola na grama, foram disputados doze jogos até atletas do sub-17 masculino de Seropédica conquistarem o título vencendo Queimados.

E um jogão de futsal masculino sub-17 encerrou o primeiro fim de semana das disputas. Nem mesmo João Vitorino, 14 anos, eleito melhor atleta da modalidade por Itaguaí, conseguiu resistir à raça de Paracambi, que venceu nos penâltis. “O cansaço da semifinal ajudou Paracambi a ser superior na decisão. Mas o importante foi a competição. Valeu a pena!”, garante.

Os jogos continuam no próximo sábado e domingo com voleibol e atletismo, ainda em Caxias. Acompanhe em tempo real no twitter e no facebook evento que reúne mais de 3 mil estudantes das 13 cidades da região em oito modalidades esportivas.

Matéria de Raphael Vaz Teixeira

Últimas de Esporte