Por fabio.klotz

Canadá - Depois de dois dias sem medalha pelos Jogos Pan-Americanos, o Brasil conseguiu voltar ao pódio no taekwondo nesta quarta-feira, com a santista Raphaella Galacho, que levou o bronze na categoria até 67kg.

Raphaella Galacho conquistou medalha de bronze para o Brasil no TaekwondoJonne Roriz / Exemplus / COB

A lutadora de 25 anos venceu dois de seus três combates no dia. Pelas quartas de final, ela bateu a dominicana Katherine Rodríguez por 4 a 2. Depois, nas semis, acabou superada pela norte-americana Jackie Galloway. Na repescagem, recuperando-se, ela venceu a anfitriã canadense Nathalie Iliesco por 1 a 0, em uma luta travada.

A primeira medalha brasileira numa modalidade em torno da qual havia elevadas expectativas havia saído no domingo, com Iris Silva, um bronze na categoria até 49 kg. Em Guadalajara-2011, os lutadores nacionais conquistaram apenas um bronze.

Raphaella é uma das musas da delegação enviada pelo COB. Ela praticava vôlei quando mais jovem e descobriu o taekwondo quase que por acaso.

"Descobri um problema na coluna e meu médico recomendou RPG. Como eu não tinha dinheiro, ele sugeriu o taekwondo por causa do número de alongamentos", afirmou.

Você pode gostar