Brasil bate Argentina e handebol feminino garante penta inédito no Pan

Atuais campeãs mundiais se soltaram no 2º tempo e venceram a final em Toronto; Alexandra e Dani Piedade levaram a quarta medalha de ouro consecutiva em Jogos Pan-Americanos

Por O Dia

Canadá - Atual campeã mundial, a seleção brasileira feminina de handebol fez prevalecer seu favoritismo e faturou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto ao vencer, na noite desta sexta-feira, a Argentina por 25 a 20, no Exhibition Centre.

Foi mais um resultado histórico obtido pela equipe treinada por Morten Soubak, que deu ao Brasil o primeiro pentacampeonato pan-americano em modalidades coletivas. Presentes nas conquistas em Santo Domingo-2003, Rio de Janeiro-2007 e Guadalajara-2011, a pivô Dani Piedade e a ponteira Alexandra conquistaram o quarto ouro consecutivo - a sequência vitoriosa do Brasil teve início em Winnipeg-1999.

Brasil conseguiu mais um ouroEfe

O começo de jogo, porém, foi mais complicado do que o esperado. O Brasil entrou nervoso em quadra e abusando das faltas. A defesa, desconcentrada, permitiu que a Argentina abrisse quatro gols (6 a 2), irritando Soubak, que pediu tempo após seis minutos de partida. Aos poucos a seleção brasileira equilibrou as ações e empatou antes do intervalo: 12 a 12.

No segundo tempo, prevaleceu a melhor qualidade das brasileiras, que deslancharam no placar e com uma defesa implacável deixaram a Argentina sem anotar um gol sequer por exatos 19 minutos e 38 segundos. O jogo ainda reservou lances típicos da rivalidade entre dois países, com faltas mais ríspidas e provocação.

A cinco minutos do fim, e com a Argentina esboçando uma reação, Morten Soubak pediu tempo para esfriar os ânimos. Depois teve até "olé" da torcida presente em Toronto durante a troca de passes como início da comemoração pelo penta.

Uruguaias bronzeadas

Na disputa pelo terceiro lugar no torneio feminino de handebol do Pan de Toronto, o Uruguai ficou com a medalha de bronze após bater o México por 29 a 21.

Reportagem de Thiago Rocha

Últimas de Esporte