Mesmo com desistência de Boston, COI espera candidatura dos EUA para 2024

Cidade americana abriu mão de disputar a sede dos Jogos Olímpicos de 2024 na última segunda-feira

Por O Dia

Malásia - O Comitê Olímpico Internacional (COI) confia que os Estados Unidos vão apresentar uma candidatura para sediar os Jogos Olímpicos de 2024, apesar de Boston ter abandonado a disputa na segunda-feira.

"Para o COI sempre ficou claro que haveria uma proposta que seria apresentada pelo Comitê Olímpico dos Estados Unidos", disse a jornalistas o presidente da entidade, Thomas Bach, nesta terça-feira, dia inicial de uma reunião do comitê executivo na capital da Malásia.

Presidente do COI, Thomas Bach, espera ter uma cidade dos EUA na disputa pelos Jogos de 2024Reuters

"Esta fase de convites é também uma oportunidade para determinar qual cidade será eventualmente escolhida por um Comitê Olímpico Nacional. Estamos confiantes de que o Usoc (Comitê Olímpico dos EUA) vai escolher a cidade mais adequada, para que haja um concorrente forte dos EUA.”

Poucas horas antes da abertura da reunião em Kuala Lumpur, o Usoc retirou a oferta de Boston para sediar os Jogos de 2024, depois que o prefeito da cidade disse que os contribuintes não podiam dar-se ao luxo de realizar um evento de grande escala.

A notícia é o mais recente revés para o processo de eleição de sedes olímpicas, já que quatro cidades deixaram a disputa para receber os Jogos de Inverno de 2022. A capital chinesa, Pequim, que realizou os Jogos de 2008, está à frente, ao lado da pouco conhecida cidade de Almaty, no Cazaquistão. O COI elegerá o vencedor no fim de semana.

O COI fez uma série de reformas para tornar a licitação mais atraente para as cidades depois dos problemas para 2022.

O prazo para apresentar candidaturas para os Jogos de 2024 expira em 15 de setembro. Hamburgo, Paris, Roma e Budapeste estão na corrida. O COI vai fazer a escolha em 2017.

Últimas de Esporte