Por renata.amaral

Brasília - A medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto não garantiu uma vitória tranquila da seleção masculina de basquete sobre o Uruguai neste sábado, pelo Super Desafio de Basquete, em Brasília. Em um jogo emocionante até o fim, os brasileiros conquistaram a vitória apenas após duas prorrogações, com placar de 83 a 81. A Seleção volta a jogar no domingo, às 10h, contra a Argentina.

LEIA MAIS: Basquete, vôlei, tênis e muito mais: acompanhe os esportes olímpicos

A seleção uruguaia vinha inspirada pela vitória por 84 a 78 contra a Argentina, na sexta-feira. Embalados, dominaram os dois primeiros quartos da partida e fecharam o primeiro tempo com a vantagem de seis pontos sobre os brasileiros, com 35 a 29.

O Brasil venceu o Uruguai por 83 a 81%2C pelo Super Desafio de BasqueteGaspar Nobrega / Inovafoto

O terceiro quarto foi o melhor para a equipe do Brasil. Marcando 15 pontos contra apenas oito dos adversários, a Seleção virou o placar para 44 a 43. Apesar da melhora brasileira, no último período o Uruguai se recuperou e foi superior, se mantendo à frente durante a maior parte do tempo. No minuto final, Rafael Luz acertou uma cesta de três pontos e deixou tudo igual: 63 a 63.

As duas equipes foram para a prorrogação priorizando a defesa. O Brasil foi melhor e assumiu a liderança por dois pontos de diferença, até que a 12 segundos do fim, os visitantes conseguiram novamente deixar o placar igualado: 70 a 70.

Na segunda prorrogação, a superioridade brasileira deixou a Seleção a cinco pontos de vantagem nos primeiros minutos. A emoção chegou novamente no minuto final, quando os uruguaios conseguiram a virada, fazendo 78 a 77. Na sequência, JP Batista recolocou o Brasil na frente, com 79 a 77, mas faltando apenas 31 segundos para o jogo acabar, os adversários viraram novamente, fazendo 81 a 79.

A vitória veio finalmente com Olivinha, que alcançou o empate e sofreu falta. Com 82 a 81 favorecendo os brasileiros no placar, Rafael Mineiro converteu um lance livre e fechou o placar da partida emocionante em 83 a 81 para o Brasil.

Os destaques brasileiros ficaram por conta de Vitor Benite, com 15 pontos, cinco assistências e cinco rebotes, Marquinhos, que anotou 14, e Augusto Lima, com um duplo-duplo de 13 pontos e 14 rebotes.

Você pode gostar