Parapan-Americano de Toronto chega ao fim com total domínio do Brasil

Brasileiros conseguiram 109 medalhas de ouro, mais do que o dobro que as conquistadas pelo segundo colocado, o Canadá

Por O Dia

Canadá - A quinta edição dos Jogos Parapan-Americanos terminou neste sábado em Toronto com uma cerimônia de encerramento comandada pelo cantor Wyclef Jean e após oito dias de competições dominadas pela atuação dos atletas do Brasil.

Os brasileiros conseguiram 109 medalhas de ouro, mais do que o dobro que as conseguidas pelo segundo colocado, o Canadá. O país anfitrião terminou a competição com 50 medalhas de ouro, enquanto que os Estados Unidos somou 40 e teve que se conformar com o terceiro lugar no quadro de medalhas.

Maria Rizonaide faturou o primeiro ouro do Brasil no Parapan de TorontoDivulgação

No total, Brasil obteve 257 medalhas (109 ouros, 74 pratas e 74 bronzes), contra 168 do Canadá (50 ouros, 63 pratas e 55 bronzes) e 135 dos Estados Unidos (40, 51 e 44 respectivamente). Após os três primeiros classificados ficaram México (38 ouros), Colômbia (24), Cuba (19), Argentina (18), Venezuela (8), Chile (4) e Jamaica (2).

A cerimônia de encerramento dos quintos Jogos Parapan-Americanos Toronto 2015 aconteceu na praça Nathan Philips, no centro de Toronto, com um show no qual participaram os artistas Wyclef Jean, Meghan Patrick e Le Group Swing. Na cerimônia também participaram o presidente do Comitê Paralímpico das Américas, José Luis Campo, e os prefeitos de Toronto, John Tory, e Lima, Luis Castañeda.A capital peruana será a sede dos próximos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos em 2019.

Durante os Parapan-Americanos Toronto 2015, os maiores da história da competição, foram batidos cerca de 300 recordes parapan-americanos e continentais. O nadador brasileiro Daniel Dias se tornou o maior ganhador de medalhas da competição com oito de ouro.

Últimas de Esporte