Flamengo e Fluminense se unem com times do Sul e Minas por criação de liga

Torneio promete ser uma alternativa aos jogos do Estadual

Por O Dia

Antes de a bola rolar%2C Flamengo e Fluminense protestaram contra a Ferj no Carioca 2015Bruno de Lima

Rio - Flamengo, Fluminense, Atlético-MG, Cruzeiro, Grêmio, Internacional, Atlético-PR, Coritiba, Avaí, Chapecoense, Criciúma, Figueirense e Joinville se reuniram nesta quinta-feira para dar o pontapé inicial para a criação de uma nova liga.

A ideia é que um novo torneio ocupe as datas dos estaduais no primeiro semestre já em 2016. Ao todo seriam apenas oito datas, sendo que cada estado levaria dois clubes cada.

Na sede do Flamengo, nesta quinta-feira, foi sacramentada a Ata de Constituição da Liga que será entregue a CBF. Em nota oficial, o Rubro-Negro carioca comemorou a iniciativa.

"A liga recém-fundada representa um importante avanço nas relações entre as agremiações e reforça a necessidade de que os clubes, os verdadeiros promotores do esporte, tenham maior relevância e autoridade na discussão dos rumos do futebol brasileiro", comunicou.

Por aclamação, foi eleito para presidir a entidade Gilvan de Pinho Tavares, presidente do Cruzeiro Esporte Clube. O vice é Nilton Machado, do Avaí, e o secretário é Maurício Andrade, diretor-executivo do Coritiba.

A insatifação da dupla Fla-Flu foi notável durante o campeonato carioca deste ano, vencido pelo Vasco. Na competição que foi marcada pela "chuva" de arbitrais e notas oficiais, os dois rivais se uniram para peitar alguns desmandos da FERJ.

Últimas de Esporte