Arbitral da Ferj diminui cota para time reserva

Federação e clubes tentam evitar que Fla e Flu esvaziem o torneio de 2016

Por pedro.logato

Rio - Em Arbitral realizado ontem na sede da Federação de Futebol do Rio (Ferj), os 12 clubes pequenos mais Vasco e Botafogo votaram uma manobra para evitar que Flamengo e Fluminense joguem com reservas o Carioca de 2016. Ficou decidido que quem não utilizar sua equipe titular durante o campeonato terá reduzida a cota de TV.

Clubes que disputarem Carioca com time reserva vão receber menos da TVDivulgação

A votação foi uma resposta à dupla Fla-Flu, rachada com federação, que prometia utilizar times alternativos (sub-23 ou de juniores) no Carioca enquanto usava os titulares na Primeira Liga. Cada um recebe mais de R$ 4 milhões de cota e, pelo que ficou decidido no arbitral, se mantiveram o desejo, receberão apenas a cota mínima.

Ainda não estão definidos os critérios que serão utlizados para definir a nova regra, como o mínimo de jogos com o time titular durante a competição.

Especialistas ouvidos pela reportagem confirmaram que o arbitral tem esse poder. Para isso, o contrato com a TV deve ser coletivo e não individal (como no Brasileiro). No Carioca, são os clubes em conjunto e a federação que negociam.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia