Pedaladas pesqueiras

Coluna apresenta candidatos a campeão do mês

Por O Dia

Luiz Ricardo Pimenta%3A linguado%2C isca de lula%2C na Baía de GuanabaraReprodução Internet

Rio - Os bravos leitores pescadores da supergaleria de fotos desta sexta-feira garantem. Aqui ninguém aumenta nem inventa: os peixes foram fisgados pelos próprios, sem história de pescador. Como a coluna acredita na boa fé, o único tribunal a que serão submetidos será o dos jurados, para a escolha do campeão do mês. E você? Já deu a sua pedalada hoje?

SEM LENÇO E....

Quem precisar tirar a licença amadora obrigatória terá que exercer paciência de pescador. Após a extinção do Ministério da Pesca (MPA), há três semanas, o serviço foi retirado do seu site, que continua no ar.

SEM DOCUMENTO

Na terça-feira, a coluna ligou para o Ministério da Agricultura, em Brasília — pasta que assumiu os peixinhos — e a assessoria respondeu que “ainda não há nenhuma orientação neste sentido”. Como assim?

A CESAR O QUE

Perguntar não ofende. Por que as licenças amadoras de pesca não voltam a ser emitidas pelo Ibama, como era antes, e o dinheiro arrecadado fique com o órgão integralmente?

É DE CESAR

Não faz nenhum sentido o Ministério da Agricultura reter metade da grana paga pelos pescadores, que ia para o MPA. Afinal, não é o Ibama quem monitora a pesca, cria e fiscaliza todas as leis?

Antonio Ferreira%3A linguado%2C na isca artificial%2C em ItacuruçáAntonio Ferreira
Márcio Taveira%3A corvina%2C na isca artificial%2C na Baía de GuanabaraReprodução Internet
Carlos Lobo%3A guaivira%2C na isca de camarão vivo%2C em ItacuruçáReprodução Internet
Silvio Aurélio%3A corvina%2C isca de camarão vivo%2C em ItacuruçáReprodução Internet
José Lobo%3A corvina%2C na isca de camarão vivo%2C em ItacuruçáReprodução Internet
Leonardo%3A pescada-amarela%2C na isca artificial%2C na BaíaReprodução Internet
Sergio Toste%3A dublê de corvinas%2C na isca artificial%2C em ItacuruçáReprodução Internet
Eli Ferreira Alves%3A corvinota%2C isca de sardinha%2C na Baía Reprodução Internet
Gabriel Coelho%3A linguado%2C isca artificial%2C em JunqueiraReprodução Internet
Vilson Santos%3A pampo%2C isca de camarão vivo%2Cem ItacuruçáReprodução Internet

ALIÁS...

Numa notícia arrancada a fórceps em 2011 com exclusividade pela revista ‘Pesca & Companhia’, naquele ano, a grana com as licenças rendeu R$ 9,6 milhões, com inscrição de 233.175 amadores.

DÚVIDA ATROZ

Para onde vai toda essa dinheirama?

CORDEIRINHO

Neste sábado, quem quiser fazer uma boa ação e participar de um torneio de pesca de praia com a família é só chegar no Cordeirinho, em Maricá. Vai rolar a 1ª Gincana do Pescador Solidário, das 8h às 11h. A inscrição é 5 kg de alimentos não perecíveis ou produtos de higiene e limpeza. E carne para o churrasco após a pescaria. Local: Rua 89, Cordeirinho, Maricá. Tel. (21) 78272941

DICAS DE PEIXES

DE CARLINHOS PIRAÚNA:

Pracinha da Niemeyer — pampo e marimbá (dia); Saída canal do Leblon — pampo; Praia de Ipanema — carapeba (manhã cedo); Arpoador — marimbá e pampinho (dia); Praia do Diabo — pampinho (dia); Praia de Copacabana — papa terras (noite), riscadinhos (dia), Leme, carapicus (dia), Murinho da Urca, carapicus e carapebas(dia), Praia Vermelha, algumas lulas (noite).

DE GILBERTO OHOISHI:

(22) - 99839-6442: em Arraial do Cabo, na Praia Grande — peroá, pargo, olho-de-cão, tira-e-vira e corvina; na Ponta do Focinho — maria- mole, castanha, goete e lanceta; no Largo da Praia Ilha do Farol— pargo, olho-de-cão, cavalinha e peroá; no Largo da Pedra Vermelha — peroá e cavalinha (ao final da tarde); na Boca da Barra de Arraial — maria-mole, castanha e goete; na Boca da Barra da Prainha — maria- mole e goete.

Últimas de Esporte