Gregg Popovich assumirá seleção de basquete dos EUA após as Olimpíadas

Técnico do San Antonio Spurs irá substituir Coach K no ciclo que terminará nas Olimpíadas de Toquio em 2020

Por O Dia

Estados Unidos - A seleção americana de basquete anunciou nesta sexta-feira o nome do técnico que comandará sua equipe após os jogos olímpicos Rio-2016. Gregg Popovich, treinador do San Antonio Spurs e atual assistente do Dream Team, foi anunciado pelo presidente da USA Basketball, federação de basquete americana, Jerry Colangelo como substituto de Mike Krzyzewski no comando da seleção americana desde 2005.

Desde que Coach K anunciou, na última segunda, a sua saída do comando da seleção após os jogos olímpicos do Rio, o nome de Gregg era tratado como favorito ao posto. O treinador, que assumiu o Spurs na temporada 1996/97 e se tornou cinco vezes campeão da NBA comandando jogadores como "O Almirante" David Robinson, Tony Parker, Manu Ginobli e Tim Duncam, agradeceu a oportunidade

"Estou extremamente honrado por ter a oportunidade de representar o nosso país como o treinador da equipe nacional de basquete", disse Popovich. "Os resultados ao longo da última década sob a liderança do Jerry Colangelo e Mike Krzyzewski são realmente impressionantes. Eu farei o meu melhor para manter os altos padrões de sucesso, classe e personalidade estabelecida por Jerry, pelo Coach K e os muitos jogadores que sacrificaram seu tempo em nome de basquetebol dos EUA", completou.

Gregg Popovich está no comando do Santo Antonio Spurs há 20 anos e já conquistou cinco títulos da NBAReuters

Gregg terá pela frente o ciclo olímpico de 2020, quando os jogos acontecerão em Toquio, no Japão. Além do torneio olímpico, Gregg comandará o time nos qualificatórios e na Copa do Mundo de 2019, na China.

Além de Popovich, o próprio Jerry Colangelo confirmou sua continuidade no comando da USA Basketball e afirmou que Mike Krzyzewski continuará na seleção como um conselheiro especial. A parceria entre os dois rendeu, desde 2009, os jogos olímpicos de 2012 e os Mundiais da FIBA de 2010 e 2014. Em sua passagem pela seleção, Coach K tem a marca de 75 vitórias e apenas uma derrota, na semifinal do mundial de 2006 para a Grécia, e venceu ainda os jogo olímpicos de 2008 em Pequim. Antes, foi assistente técnico de Chuck Daily nos jogos de 1992, quando o time americano ganhou o apelido de Dream Team e contava com nomes como Michael Jordan, Charles Barkley, David Robinson, Larry Bird, Scott Pippen, Karl Malone, Magic Johnson, entre outros.

Mesmo comandando a seleção americana, Popovich não irá abandonar o Spurs, conciliando os cargos no Dream Team com os de técnico e diretor do time do Texas. O treinador tem um acordo com a franquia de se manter a frente do time, pelo menos, até um ano depois da aposentadoria de Tim Duncan.

Gregg começou sua carreira em 1988 como auxiliar de Larry Brown no próprio San Antonio Spurs. Depois foi assistente do Don Nelson no Golden State Warriors antes de retornar ao Texas como diretor. Em 1996 assumiu o comando técnico da equipe e já em sua segunda temporada comandou o time com Robinson e Duncan ao primeiro campeonato da franquia na NBA. No total, irá para sua 19ª temporada como treinador da equipe, sendo atualmente o técnico a mais tempo no cargo e o terceiro com mais temporadas consecutivas na NBA, empatado com Pat Riley e atrás de Phill Jackson, que treinou Chicago Bulls e Los Angeles Lakers por 20 anos seguidos. Conquistou cinco campeonatos da NBA e possue mais de 1000 vitórias no torneio.

Últimas de Esporte