Maratonista conta bastidores do surgimento da corrida de rua no Brasil

Primeira maratonista brasileira a participar de uma olimpíada, Eleonora Mendonça ministra workshop hoje, na Barra da Tijuca

Por O Dia

Rio- Lenda viva do atletismo brasileiro, Eleonora Mendonça, primeira maratonista brasileira a participar de uma olimpíada, Los Angeles-1984, vai ministrar um workshop sobre o início do movimento de corridas de rua no Brasil,  hoje, de 15h às 17h, no auditório da Faculdade Gama e Souza Campos, na Barra da Tijuca. No evento, aberto gratuitamente ao público, Eleonora vai revelar os bastidores das corridas de rua no Brasil, um movimento que  hoje é um fenômeno nacional.

Eleonora mantém a forma percorrendo as altas montanhas americanas. Nesta foto%2C ela havia percorrido 12 kmDivulgação

“Este é um tópico muito pessoal, pois através da minha firma, a Printer, eu e meu sócio, Paulo Cesar,  fizemos as primeiras corridas de ruas aberta ao público no Brasil”, relembra. Eleonora  também apresentou  palestra sobre o histórico do atletismo feminino mundial, dos Jogos Olímpicos Modernos até a última olimpíada, no Congresso Nacional Upgrade Sportfit. O evento  contou com a participação de ex-atletas, como a ex-fundista Soraia Telles Vieira, medalha de Bronze nos 800 metros no Pan de 1987 e, que também disputou a Olimpíada de Seul, em 1988.

Apaixonada por atletismo, Eleonora sonha em resgatar a história das corridas de rua no país, montando um site sobre o movimento com  vasto acervo fotográfico.

Incluída no Hall da Fama do Cambridge Sports Union em Dezembro de 2000 e no Hall da Fama da Corrida de Mount Washington, em Junho deste ano, a ex-atleta mora hoje nos Estados Unidos, mas pelo visto, a partir de agora, terá motivos de sobra para passar longas temporadas no Brasil. 

Últimas de Esporte