Fifa formaliza nome dos candidatos nas eleições presidenciais da entidade

Pleito está marcado para o dia 27 de fevereiro

Por O Dia

Suíça - A Fifa confirmou formalmente nesta terça-feira o nome dos cinco candidatos que passaram pelo processo de aceitação e poderão concorrer na eleição presidencial da entidade. O suíço Gianni Infantino, o francês Jérome Champagne, o sul-africano Tokyo Sexwale, o xeque bahrenita Salman bin Ebrahim al-Khalifa e o príncipe jordaniano Ali bin al-Hussein participarão do pleito do dia 27 do próximo mês, marcado para acontecer na sede da entidade, em Zurique, na Suíça.

A votação será o ponto final do Congresso Extraordinário, marcado a partir do anúncio do afastamento do suíço Joseph Blatter, agora suspenso da Fifa. No encontro, há na ordem do dia a reforma da estrutura organizacional da entidade, além da apresentação de propostas de emenda ao estatuto existente. Os cinco candidatos participariam de um debate nesta quarta-feira no Parlamento Europeu, mas apenas o ex-vice-secretário-geral da entidade Jerôme Champagne havia confirmado presença, provocando o cancelamento da agenda.

Gianni Infantino alegou estar em Assunção, no Paraguai, para acompanhar o Congresso da Conmebol, que elegerá o presidente da confederação, e enviou um vídeo para apresentar candidatura. O príncipe Ali e Tokyo Sexwale recusaram o convite, o primeiro por alegar que isso poderia "descumprir a legislação eleitoral", a partir de queixa apresentada no Comitê Eleitoral da Fifa.

Últimas de Esporte