Por pedro.logato

Rio - O último sábado foi de muita recordação, tradição e saudade para os amantes de futebol que estiveram presentes no Tijuca Tênis Clube, localizado no bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro. A Associação de Colecionadores de Camisas de Futebol do RJ (ACCFRJ) promoveu uma exposição chamada de “Clássicos cariocas: as grandes decisões do século passado”. Nela, vários "mantos" históricos estiveram presentes como as camisas das decisões do Carioca de 1989 (Botafogo x Flamengo) de 1995 (Fluminense x Flamengo) e da final do Brasileirão de 1992 (Flamengo x Botafogo) e os títulos de Libertadores de 1981 (Flamengo) e de 1998 (Vasco). Outros eventos do tipo já tinham sido organizados entre os colecionadores, como no Maracanã e no SESC Tijuca em 2014.

Decisão de 1992 terminou com título do FlamengoDivulgação

Além dos uniformes dos clubes cariocas, ainda participaram da exposição outras casmisas de clubes europeus e de grandes jogadores como Ronaldinho, Neymar e Zlatan Ibrahimovic. Maurício Gama, colecionador de camisas do Flu e de times europeus ressaltou a importância de eventos como este.

Vasco foi campeão da Libertadores em 1998Divulgação

“Eu coleciono camisas desde 1984, parei por um tempo e voltei a me interessar em 2006, por causa do nascimento do meu filho Lucas. Temos camisas de times europeus, mas o foco principal são as camisas do Fluminense, em especial as do Fred. É um jogador atencioso com todos. Sempre venho a esses eventos com o meu filho, é uma paixão que passa de pai para filho. Estamos sempre nos jogos, nos treinos e quero que meu filho aprenda os valores positivos do futebol", disse.

Uniformes do Fluminense também foi exibidos Divulgação

Paulo Roberto Pires Marques acredita que a exposição conseguiu cumprir um papel que até mesmo os grandes clubes do Rio de Janeiro não conseguem. “Nós, colecionadores, temos orgulho de ter os itens que preservam a história do clube. Hoje em dia, se você for visitar algum clube do Rio, não é possível ver um museu-referência, que remeta às histórias dos clubes. É um trabalho feito com amor e torcemos para que, um dia, consigamos criar um museu à altura da história do Vasco e que esse acervo seja divulgado para outros vascaínos.”, disse ele que é colecionador de camisas e outros itens do Vasco da Gama e organizador do evento

Camisas que foram expostas na coleção:

Vasco - 1977 - final do Carioca Flamengo - 1981 - final do Carioca Fluminense - 1984 - final do Carioca Fluminense - 1984 - final do Brasileiro Flamengo - 1986 - final do Carioca Vasco - 1987 - final do Carioca Botafogo - 1989 - final do Carioca Botafogo - 1990 - final do Carioca Flamengo - 1992 - final do Brasileiro Vasco - 1993 - final do Carioca Fluminense - 1995 - Carioca Botafogo - 1997 - final do Carioca

Você pode gostar