Após início apagado, Brasil domina a Itália e estreia com vitória no Grand Prix

O próximo duelo na competição será com o Japão, nesta sexta

Por O Dia

Rio - Se o Brasil começou tímido, não demorou muito para achar seu jogo na tarde desta quinta-feira, na Arena Carioca 1. A equipe de José Roberto Guimarães derrotou a Itália por 3 sets a 1, e estreou com vitória no Grand Prix. No clima de preparação para a Rio-2016, a Seleção mostrou que começa a trilhar o caminho certo para conquistar o terceiro ouro olímpico, ainda que ainda precise fazer ajustes. O próximo desafio na competição é contra o Japão, na sexta-feira, às 14h10.

O Brasil bateu a Itália por 3 sets a 1 nesta quinta-feira%2C pelo Grand Prix%2C na Arena Carioca 1João Laet / Agência O Dia

O primeiro set deu a impressão de que a partida seria equilibrada. A Itália saiu na frente, chegando a abrir 5 a 1 de vantagem no placar. Com Sheila inspirada, o Brasil conseguiu virar. Mas não era suficiente - todas as vezes que o time verde e amarelo passava a frente no marcador, as italianas reagiam. Em um tempo bastante disputado, as visitantes acabaram ganhando a primeira parcial: 1 a 0.

A volta para o segundo set acabou mostrando que os indícios iniciais estavam errados: o Brasil conseguiu se destacar e não deu o menor espaço para a Itália mostrar o seu jogo. As meninas de Zé Roberto foram superiores e viram uma Fernanda Garay com sangue nos olhos comandar uma vitória para não botar defeito. O placar ficou em 25 a 15, com destaque para Fabiana, que marcou três pontos de bloqueio na parcial.

A terceira etapa foi praticamente uma repetição do que foi visto na segunda. O Brasil se impondo e dominando durante todo o set, sem ser ameaçado em momento algum pelas italianas, que demonstravam força, mas sem poder de reação suficiente para conter o ímpeto das brasileiras. A Seleção chegou a dez pontos de vantagem após saque de Fê Garay e bloqueio de Natália. Até mesmo o placar foi o igual ao set anterior:25 a 15, demonstrando a superioridade da equipe verde e amarela.

A Itália conseguiu esboçar alguma reação no último set - ficou à frente no placar e abriu vantagem sobre o Brasil, que voltava a cometer diversos erros durante a partida. Parecia que o jogo iria pro tie-break, quando as meninas de Zé Roberto ressurgiram na partida. Um bloqueio de Sheila colocou a Seleção novamente no jogo: 24 a 24. Um erro italiano deu a vitória para a equipe verde e amarela: 27 a 25 e uma estreia com o pé direito no Grand Prix.

Reportagem de Renata Amaral

Últimas de Esporte