Cockpit! Lewis Hamilton passa Rosberg e assume a liderança: era inevitável

O estranho foi o espetacular começo do piloto alemão

Por O Dia

Rio - Hamilton venceu o GP da Hungria e, após 11 corridas, assumiu a liderança do Mundial de Pilotos. Sejamos honestos: quase todo mundo esperava que o inglês conseguiria a virada sobre Rosberg. Era questão de tempo. O estranho tinha sido o espetacular começo do alemão, com quatro vitórias seguidas. Foram 43 pontos de vantagem dizimados. Muita coisa, mas sem surpresa.

Hamilton assume a liderança da Fórmula 1Efe

Bastou Hamilton voltar a vencer e se impor que o alemão sentiu a pressão. De novo. Numa pista que dificulta ultrapassagens, Rosberg saiu na pole — graças a uma bandeira amarela na última volta do treino — e com um ponto à frente do rival. Só precisava largar bem. Não fez isso. Perdeu a liderança antes da primeira curva para Hamilton e quase foi batido por Ricciardo, mas fez uma bela manobra por fora para se manter em segundo. Foi o único momento decisivo do GP e definiu o vitorioso. Afinal, ao contrário de 2014 e 2015, as Mercedes foram soberanas em Hungaroring e dominaram sem susto. Assim, o inglês, mais rápido, não deu chance ao rival. O máximo que o alemão conseguiu foi ficar 0.5s atrás, quando o líder foi atrapalhado por retardatário.

Hamilton é muito mais piloto e tem tudo para conquistar o título novamente. Mas, apesar de tudo, Rosberg ainda tem chance. O inglês já chegou ao limite de cinco motores e corre o risco de ser punido com a perda de posições em corridas futuras. O Mundial está aberto, mas Hamilton é quem manda agora.

Que (má) fase do Brasil

Nasr até se destacou no sábado com chuva. Mas, neste domingo, com pista seca, a péssima Sauber voltou para o seu lugar: 17º na corrida. Uma posição acima de Massa, que se arrastou e teve outro fim de semana horroroso. Está muito difícil.

Sem mudanças

Rosberg e Raikkonen renovaram contrato e as equipes grandes terão as mesmas duplas em 2017. Uma pena. Pelo menos, o finlandês da Ferrari animou a chata corrida deste domingo, com boa disputa com Verstappen pelo quinto lugar. Só que levou a pior.

Últimas de Esporte